Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (24) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), servidores públicos e especialistas discutiram a importância das metas de inovação no Poder Judiciário para 2025, tema afeto aos laboratórios de inovação.
.
A audiência é uma das iniciativas do STJ para cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário, monitoradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As metas nacionais representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade um serviço mais rápido e eficiente.
.
Ao abrir os debates, a assessora-chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do STJ, Elaine Nóbrega Borges, destacou que o atendimento das demandas da sociedade exige, cada vez mais, tratar os velhos problemas com soluções novas e melhores. “É nesse contexto que entra a inovação. Essa discussão é cada vez mais relevante quando falamos de Poder Judiciário, pois é dessa forma que conseguiremos enfrentar o volume cada vez maior de processos”, afirmou.
.
A gestora também falou sobre a implementação de uma cultura de inovação no tribunal. “Nós trabalhamos em uma tríade de inovação. Hoje, temos o Centro de Estudos Prospectivos, que identifica os problemas, e a partir disso conseguimos propor melhorias. O STJ LAB, laboratório de inovação do tribunal, é o responsável pela prototipação das soluções inovadoras. E, por fim, temos o Escritório Corporativo de Projetos, que entrega as soluções de modo estruturado”, informou.
Fonte: STJ