MPF na 4ª Região apoia campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho — Procuradoria Regional da República da 4ª Região

0
34

Geral

18 de Abril de 2024 às 11h51

MPF na 4ª Região apoia campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho

Sede estará iluminada na cor verde na última semana de abril

Banner verde escuro com fita verde clara, alusiva à campanha, à esquerda, ao lado da expressão Abril Verde (abril escrito em preto; verde, na cor branca).


Imagem: Arte adaptada do TST pela Comunicação MPF

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), unidade de segunda instância do Ministério Público Federal (MPF) localizada em Porto Alegre (RS), ilumina sua sede na cor verde, durante a última semana do mês de abril, em apoio à Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, também conhecida como Abril Verde. A iniciativa é promovida pela Justiça do Trabalho em todo o país, no escopo do Programa Trabalho Seguro.

A ideia é fortalecer a rede que alerta cidadãos e instituições para a importância de se prevenirem acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, por meio da manutenção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

Além da Regional, outras instituições aderiram à campanha, incluindo unidades da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, da Caixa Econômica Federal, da Petrobras e das Câmaras Legislativas. Pontos turísticos também serão iluminados de verde ao longo do mês: entre eles, o Teatro da Paz e o Estádio do Mangueirão em Belém; a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis; o Marco Zero do Equador, em Macapá; o Teatro Amazonas e a Ponte do Rio Negro, em Manaus; o Corcovado, a Ponte Rio-Niterói e os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

Informação e memória

Em cerimônia que inaugurou, no início de abril, a iluminação verde nas sedes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em Brasília, autoridades e representantes de setores trabalhistas tiveram acesso a dados do SmartLab – Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Somente em 2022, foram notificados apenas no mercado formal de trabalho 612.920 acidentes de trabalho no Brasil, 2.538 dos quais resultaram em mortes.

Para reduzir de forma significativa esses números, meta central do Programa Trabalho Seguro, o tribunal e o conselho planejaram ações para promover a cultura da prevenção e discutir temas relacionados à segurança e à saúde no ambiente de trabalho. Tribunais Regionais do Trabalho e o TST realizarão sessões com pautas específicas sobre acidentes de trabalho e intensificarão parcerias institucionais. Também na agenda, o Seminário Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho, nos próximos dias 23 e 24, com transmissão pelo Canal do TST no YouTube. Inscreva-se.

(*) com informações do TST

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 – 2016 – 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Facebook: https://www.facebook.com/MPFPRR4/
Twitter: @mpf_prr4

Fonte MPF