por recomendação do MPF, Bar do Cuscuz em João Pessoa (PB) é embargado — Procuradoria da República na Paraíba

0
36

Meio Ambiente

15 de Maio de 2024 às 13h25

Esgoto na praia: por recomendação do MPF, Bar do Cuscuz em João Pessoa (PB) é embargado

Outros estabelecimentos que despejam esgoto nas galerias de águas de chuva, contaminam o meio ambiente marinho e ameaçam a saúde pública são investigados

imagem de uma onda na areia da praia com as palavras meio e ambiente


Arte: Comunicação MPF

Por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o Bar do Cuscuz, localizado na orla do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), foi embargado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado da Paraíba (Sudema), nesta quarta-feira (15). O órgão ambiental fez nova fiscalização e flagrou despejo de esgoto na praia. Além do Bar do Cuscuz, outros bares estão sendo investigados e também poderão ser embargados.

O MPF instaurou, na última segunda-feira (13), procedimento administrativo para investigar condutas de bares da orla da capital que estão despejando esgoto nas galerias pluviais (de águas de chuva), contaminando a praia e ameaçando a saúde pública.

Interesse federal – De acordo com o procurador da República João Raphael Lima, responsável pela condução do caso, o interesse federal na apuração da conduta se justifica pela gravidade dos danos ambientais causados e pela necessidade de proteção do meio ambiente marinho, bem da União, conforme preceitua o artigo 20, inciso VII, da Constituição Federal.

O membro do MPF enfatiza ainda que a legislação ambiental brasileira, especialmente a Lei nº 9.605/1998, estabelece sanções penais e administrativas para aqueles que causam poluição ambiental, visando assegurar o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, garantido pela Constituição Federal em seu artigo 225.

“O Ministério Público Federal está empenhado em garantir a responsabilização de todos os responsáveis pelos danos ambientais causados e em adotar as medidas necessárias para a proteção do meio ambiente marinho e da saúde pública”, declarou João Raphael.

Procedimento Administrativo nº 1.24.000.000538/2024-11

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Fonte MPF