Comunidades Tradicionais
13 de Agosto de 2025 às 17h41
MPF promove encontro para integrar indígenas em situação de rua em São Paulo (SP)
Evento realizado no centro da cidade ofereceu serviços gratuitos e proporcionou fortalecimento cultural de participantes
Foto: MPF
O Ministério Público Federal (MPF) reuniu cerca de trezentas pessoas em situação de rua na capital paulista para um evento de integração e valorização da cultura indígena que promoveu serviços públicos e de saúde e higiene, com o objetivo de identificar indígenas vivendo em situação de rua e conhecer a sua realidade. O encontro foi realizado no dia 7 de agosto no Núcleo de Convivência Rodrigo Silva, na Liberdade, centro de São Paulo. Os beneficiários puderam realizar cadastros em programas sociais, registrar queixas e receber orientações da Defensoria Pública do Estado sobre a violação de direitos, além de participar de atividades de bem-estar, como corte de cabelo e pintura de unhas.
A programação incluiu também rodas de conversa e apresentações de toré, ritual de música e dança que fortalece a identidade cultural dos povos indígenas e suas conexões espirituais. O evento teve a colaboração de diversas secretarias da prefeitura de São Paulo e da Defensoria Pública do Estado e a presença da Defensoria Pública da União e de lideranças indígenas dos povos Fulni-ô, Pankararu, Kariri-Xocó, Pankararé, Pankará e Pataxó Hã-Hã-Hãe.
Os indígenas em situação de rua em São Paulo constituem um grupo bastante heterogêneo e disperso pela cidade. Muitos vêm de terras indígenas do Norte e no Nordeste e vêm para a capital paulista em fuga da miséria ou de conflitos em suas áreas de origem. Sem encontrar oportunidades, acabam nas ruas, onde enfrentam desafios ainda maiores devido à condição de extrema vulnerabilidade e às diferenças culturais.
“Eventos desse tipo são ocasiões importantes para percebermos a presença indígenas entre a população em situação de rua, que é duplamente invisibilizada. Buscamos realizar um evento que valorizasse a identidade indígena para que esse indígena que vive em situação de rua se sinta fortalecido para se identificar como indígena, inclusive nos cadastros do Poder Público, permitindo que essa população possa ser visualizada para a construção e direcionamento de políticas públicas”, destacou o procurador da República Steven Shuniti Zwicker, que organizou o encontro.
Veja algumas fotos do evento:
Ministério Público Federal (MPF)
Assessoria de Comunicação em São Paulo
Informações à imprensa:
(11) 3269-5469
prsp-ascom@mpf.mp.br
Fonte MPF