MPF é parceiro na promoção de direitos e dignidade em Alagoas — Procuradoria da República em Alagoas

0
36

Direitos do Cidadão

4 de Maio de 2024 às 22h51

Pop Rua Jud: MPF é parceiro na promoção de direitos e dignidade em Alagoas

Evento organizado pela Justiça Federal presta atendimento e apoio às pessoas em situação de rua em Maceió

Retangulo azulmarinho com a logo do evento e do MPF como parceiro


Arte: Comunicação MPF/AL

O Ministério Público Federal (MPF) participou, no último sábado (4), da 1ª edição do “Pop Rua Jud” em Alagoas. Realizado na Praça Deodoro, em Maceió, o evento foi direcionado ao atendimento de moradores em situação de rua. A ação contou com a participação de instituições do poder público federal, estadual e municipal, como o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e a Defensoria Pública da União (DPU).

O evento, organizado pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em conjunto com a Comissão Pop Rua Jud, prestou diversos serviços à população vulnerável, abrangendo três eixos principais: atendimento assistencial e de saúde, cidadania com a expedição de documentos e a regularização de cadastros, e judicial, com atendimento jurídico para garantir o acesso à Justiça e orientação sobre questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais.

Pop Rua Jud

O MPF/AL esteve representado no evento pela procuradora-chefe Roberta Bomfim e pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) Bruno Lamenha, além de servidores da Procuradoria da República em Alagoas. Entre as atribuições do PRDC está a defesa dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania, e durante o evento, Bruno Lamenha e Roberta Bomfim prestaram atendimento a representantes do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua, buscando a efetiva implantação da política nacional para a população de rua.

O procurador da República Bruno Lamenha destacou a importância desta ação para a promoção da dignidade e cidadania dos diversos grupos que compõem a população em situação de rua. A procuradora-chefe do MPF/AL, Roberta Bomfim, ressaltou a relevância do evento, que demonstra o compromisso das instituições com os que mais necessitam.

O “Pop Rua Jud AL” contou com a participação de diversas entidades, transformando a Praça Deodoro em um ponto de encontro e assistência para a população em situação de rua em Alagoas. O Ministério Público Federal em Alagoas parabeniza todas as instituições envolvidas por essa iniciativa exemplar e reitera seu compromisso em trabalhar em prol da justiça e do bem-estar social em nosso estado.

Pop Rua Jud  Pop Rua Jud 

Atuação do MPF – Tramita na PRDC procedimento administrativo instaurado para acompanhar a execução da Política Nacional para a população em situação de rua, em especial o cumprimento da medida cautelar da ADPF nº 976, em Maceió (AL).

Na ADPF, o Supremo Tribunal Federal ordenou a proibição de remoções forçadas de pessoas em situação de rua e de seus bens e pertences pessoais, diante da omissão dos Estados e Municípios em adotarem medidas para implementação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída por decreto desde 2009.

O STF, liminarmente, determinou que os entes federativos passem a observar, de forma imediata e independente de adesão formal, as diretrizes instituídas pela Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto nº 7.053/2009). Esta decisão representa um avanço no reconhecimento dos direitos da população em situação de rua, mas ainda será julgada pelo plenário da Corte.

Pop Rua Jud  Pop Rua Jud 

Procedimento de Acompanhamento nº 1.11.000.001248/2023-53

 

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF