veja os destaques do trabalho do MPF em 2024 — Procuradoria-Geral da República

0
3

Geral

26 de Dezembro de 2024 às 16h35

Retrospectiva IP: veja os destaques do trabalho do MPF em 2024

Segunda e última parte da retrospectiva vai ao ar nesta sexta-feira (27)

Colagem em fundo cinza com detalhe cor verde do lado superior esquerdo e logomarca do Interesse Público na cor branca do lado direito.


Arte: Comunicação/MPF

A última edição do Interesse Público em 2024 traz os principais assuntos que marcaram o trabalho do Ministério Público Federal (MPF) ao longo deste ano. Esta semana, as equipes de reportagem destacam as ações nos estados de Rondônia, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco.

Rondônia – Ao longo de todo o ano, o MPF trabalhou para promover a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho, realizou escutas públicas para garantir melhorias na educação em diversos municípios e na formação universitária de professores indígenas. Também atuou no combate ao assédio eleitoral durante as eleições municipais.

Pará – No Pará, o MPF pediu a paralisação de uma obra portuária que ameaçava pescadores artesanais em Santarém, garantiu direitos eleitorais de comunidades tradicionais e também promoveu escutas públicas sobre a educação básica. A atuação também incluiu o combate a crimes sexuais virtuais, principalmente envolvendo crianças e adolescentes.

Rio Grande do Norte – Em 2024, foram realizados mutirões para a população em situação de rua, além de projetos voltados para a educação básica de qualidade, como o Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). O MPF também defendeu a demolição de construções irregulares em áreas de preservação e combateu danos ambientais na Praia do Sagi.

Alagoas – Em Alagoas, o trabalho do MPF impediu a instalação de um terminal de ácido sulfúrico no porto de Maceió e garantiu reparação ambiental e social pela tragédia da Braskem. Além disso, tiveram destaque o acompanhamento da urbanização na Praia da Sereia e as ações de recuperação ambiental em Jequié da Praia.

Pernambuco – Já em Pernambuco, o Projeto MPEduc garantiu a melhoria da educação em cidades do interior do estado. Por lá, o MPF também cobrou melhorias no sistema penitenciário da região, incentivou a reintegração social de egressos e fiscalizou unidades prisionais.

Você confere todos os detalhes no segundo e último programa da Retrospectiva 2024.

Acompanhe o IP – O programa Interesse Público é transmitido pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprises durante a semana.

O programa também é transmitido por mais de 30 emissoras parceiras em diversos estados brasileiros, como: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF