veja como o MPF trabalha para incentivar a ressocialização de egressos do sistema prisional — Procuradoria-Geral da República

0
19

Geral

14 de Novembro de 2024 às 14h30

Interesse Público: veja como o MPF trabalha para incentivar a ressocialização de egressos do sistema prisional

Esse e outros destaques na edição desta sexta-feira (15)

Colagem em fundo cinza com detalhe cor azul do lado superior esquerdo e logomarca do Interesse Público na cor branca do lado direito.


Arte: Comunicação/MPF

Na edição desta semana, o Interesse Público começa com as histórias de Mateus e Crislaine. Ambos são egressos do sistema prisional e lutam para recomeçar, mas enfrentam dificuldades por causa do preconceito. Em Pernambuco, algumas iniciativas buscam oferecer suporte e encaminhamento profissional a essas pessoas.

Direitos sociais – Em João Pessoa (PB), uma conferência reuniu os cinco grupos de trabalho da Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos (1CCR) do Ministério Público Federal (MPF). Durante o encontro, os integrantes tiveram oportunidade de apresentar resultados e discutir estratégias para os trabalhos em temas como Previdência, Educação, Saúde Digital e Terras Públicas.

Meio Ambiente – A Justiça determinou que a União libere recursos para a contratação de brigadistas para atuar no combate aos incêndios que afetam o estado de Rondônia. A região vive uma crise ambiental causada pela seca e pelo aumento de queimadas. Já no Pará, foi determinada a paralisação imediata de uma obra localizada em Área de Preservação Permanente no distrito de Alter do Chão, em Santarém. O município não realizou consulta livre, prévia e informada com as comunidades tradicionais afetadas pela construção.

Em Minas Gerais, o MPF e o Ministério Público estadual recomendam a adoção de medidas para identificar autores de incêndios criminosos que vêm ocorrendo na região Noroeste e também do Triângulo Mineiro. Neste ano, o estado registrou o maior número de incêndios florestais desde o início da série histórica, que começou em 2015.

Inclusão e equidadeEm Brasília, a equipe do Interesse Público acompanhou a mesa-redonda Gênero e Raça: Desafios e Avanços, que debateu os principais desafios enfrentados na promoção da equidade de gênero e raça, nos últimos 10 anos, e analisou os avanços conquistados, bem como o que ainda precisa ser feito.

Acompanhe o IP – O programa Interesse Público é transmitido pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprises durante a semana.

O programa também é transmitido por mais de 30 emissoras parceiras em diversos estados brasileiros, como: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF