trabalho do MPF protege florestas públicas federais no oeste do Pará — Procuradoria-Geral da República

0
26

Geral

20 de Março de 2025 às 18h49

Interesse Público: trabalho do MPF protege florestas públicas federais no oeste do Pará

A série PEC das Praias fala do acesso às praias; esses e outros destaques estão na edição inédita do IP, que vai ao ar nesta sexta-feira (21)

Imagem de fundo cinza com um retângulo lilás no canto superior esquerdo escrito com letras brancas edição 1.051; ao lado, com letras brancas o nome do programa Interesse Público e abaixo, no canto inferior esquerdo um sininho e a chamada inscreva-se no canal


Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) cobra fiscalização urgente para proteger florestas públicas federais no oeste do Pará, ameaçadas por desmatamento ilegal e grilagem. Uma recomendação enviada ao Ibama e às secretarias estadual e municipais de meio ambiente busca preservar a biodiversidade e os modos de vida das comunidades tradicionais que vivem nas áreas de proteção ambiental de Alter do Chão, em Santarém, de Amaranaí, em Belterra, e no Planalto Santareno.

PEC das Praias – Na segunda reportagem da série sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022, conhecida como PEC das Praias, a equipe do IP em Alagoas fala sobre o direito de livre acesso às praias. Isso porque, em diversas regiões do país, resorts ou donos de casas de luxo têm intimidado e até mesmo impedido banhistas de circularem livremente. Em Alagoas, empresários bloquearam a entrada da Praia dos Morros com cancelas e guaritas. O MPF agiu para garantir que os responsáveis removam as barreiras.

Outros destaques – O trabalho conjunto do MPF, do Ministério Público do Estado de Sergipe, do Ministério Público de Contas do estado e das Secretarias da Educação e da Cultura garantiu a continuidade do transporte escolar para alunos de oito povoados do município de Nossa Senhora do Socorro matriculados em escolas de Aracaju.

No Rio de Janeiro, uma roda de conversa promovida pelo MPF debateu temas como violência política de gênero e violência doméstica. Confira ainda: reportagem mostra que famílias reassentadas na Vila Produtiva Rural Lafayette, em Monteiro, no Cariri paraibano, receberam sistema de irrigação.

Onde assistir – O programa Interesse Público é transmitido nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, além de outros dias durante a semana. O programa também é retransmitido por 30 emissoras parceiras em diferentes estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode assistir pelo

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF