Geral
13 de Outubro de 2025 às 14h0
Subprocurador-geral da República Elton Ghersel é o novo corregedor-geral do MPF
Mandato teve início na sexta-feira (10) e vai até 2027; portaria de nomeação foi publicada em setembro
Foto: Leobark Rodrigues/MPF
O subprocurador-geral da República Elton Ghersel assumiu, na sexta-feira (10), o mandato de corregedor-geral do Ministério Público Federal (MPF) para o biênio 2025–2027. A nomeação foi assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, após deliberação do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) em setembro.
O novo corregedor-geral substituirá a subprocuradora-geral da República Célia Regina Delgado, que encerra seu mandato. Ghersel destacou que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores e aprofundar o diálogo com os membros da instituição. Em sua gestão, pretende aprofundar o diálogo e a transparência na área disciplinar, enfrentando com equilíbrio e responsabilidade os desafios relacionados à conduta institucional e ao uso das redes sociais.
O papel da Corregedoria – A Corregedoria do Ministério Público Federal é o órgão responsável por fiscalizar a atuação funcional e a conduta dos membros do MPF, assegurando regularidade, eficiência e probidade na prestação dos serviços. Entre suas principais atribuições estão a instauração de inquéritos e processos administrativos disciplinares, o acompanhamento do estágio probatório de membros e a realização de correições e inspeções nas unidades do MPF, que visam avaliar a qualidade e a eficiência dos trabalhos desenvolvidos.
O cargo de corregedor-geral é ocupado por um subprocurador-geral da República nomeado pelo procurador-geral da República entre os integrantes de lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior do MPF (CSMPF), para um mandato de dois anos, com possibilidade de recondução.
Experiência e trajetória – Natural de Campo Grande (MS), Elton Ghersel ingressou no MPF em 1991. Atuou como procurador regional dos direitos do cidadão nos estados de Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, onde também exerceu a função de procurador-chefe.
Ghersel possui graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (1990) e mestrado (LL.M) em Environmental Law pela University of Nottingham (2000), com bolsa do British Council. Tem experiência nas áreas de Direito Público, Ambiental e Internacional, além de formações complementares em direitos humanos, direito norte-americano e direito da criança.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF