STF recebe acréscimos de três denúncias dos atos antidemocráticos — Procuradoria-Geral da República

0
53

Criminal

28 de Maio de 2024 às 18h9

8 de janeiro: STF recebe acréscimos de três denúncias dos atos antidemocráticos

Acusadas, que já são processadas por associação criminosa, agora responderão por mais seis delitos, entre eles golpe de Estado

Arte mostra as palavras atos antidemocráticos escritas em cinza escuro, sobre fundo laranja.


Arte: Comunicação/MPF

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu aditamentos feitos pelo Ministério Público Federal (MPF) em três denúncias já aceitas pelo Plenário contra pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023. O recebimento se deu em sessão do Plenário Virtual finalizado na semana passada. O aditamento acrescenta à denúncia inicial mais seis crimes cometidos pelas três mulheres, já processadas por terem participado ativamente da invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

De acordo com o MPF, as três denunciadas danificaram vidros, cadeiras, painéis, mesas, móveis históricos e outros bens das sedes do Congresso Nacional e do STF. As provas foram coletadas por meio de imagens de câmeras de segurança, além de fotografias, vídeos e conversas obtidas a partir da apreensão dos aparelhos celulares das denunciadas.

Elas já haviam sido denunciadas por incitação ao crime e associação criminosa. Agora, com o recebimento pelo STF dos aditamentos às denúncias, feitos pela Procuradoria-Geral da República (PGR), passarão a responder também pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.

Secretaria de Comunicação Social

Procuradoria-Geral da República

(61) 3105-6409 / 3105-6400

pgr-imprensa@mpf.mp.br

facebook.com/MPFederal

twitter.com/mpf_pgr

instagram.com/mpf_oficial

www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF