Será nesta quarta-feira (21) a escuta pública sobre resposta à seca que assola quilombolas nas microrregiões de Óbidos e Almeirim (PA) — Procuradoria da República no Pará

0
53

Comunidades Tradicionais

20 de Agosto de 2024 às 17h58

Será nesta quarta-feira (21) a escuta pública sobre resposta à seca que assola quilombolas nas microrregiões de Óbidos e Almeirim (PA)

Evento será promovido pelo MPF em Santarém, com possibilidade de participação por videoconferência

A imagem mostra um terreno seco e rachado em primeiro plano, com várias fendas visíveis no solo. Ao fundo, há uma casa de madeira elevada sobre palafitas, cercada por vegetação esparsa e algumas árvores grandes. O céu está parcialmente nublado, com nuvens brancas contrastando com o azul do céu.


Foto: Ascom-PMO, 2023

Será nesta quarta-feira (21) a escuta pública que o Ministério Público Federal (MPF) vai realizar para que o Poder Público apresente estratégias de resposta à seca que assola comunidades quilombolas e outros povos tradicionais nas microrregiões de Óbidos e Almeirim, no noroeste paraense. O evento será na sede da instituição em Santarém (PA) e por videoconferência, a partir das 14 horas.

O objetivo do MPF é que sejam elaboradas formas de prevenção, planejamento, enfrentamento, previsão de cenários, redução de impactos e adequação às situações de emergência climáticas no baixo Amazonas, noroeste paraense.

Segundo informações que associações quilombolas repassaram ao MPF na 25ª Mesa Quilombola, as comunidades tradicionais da Calha Norte têm enfrentado uma série de dificuldades diante das periódicas crises ligadas a mudanças climáticas, que resultam em impactos ambientais, socioeconômicos e culturais que afetam seriamente as famílias.

Convites – O MPF convida toda a população a participar. Foram enviados convites, em especial, a representantes das comunidades tradicionais e às Prefeituras, Defesas Civis, Secretarias de Assistência Social e Promotorias de Justiça dos municípios de Almeirim, Faro, Juruti, Óbidos, Oriximiná e Terra Santa.

Também foi convidado o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Defesa Civil Estadual, associações locais e outras representações.

Serviço:
Evento: Escuta pública sobre a necessária resposta à seca que assola comunidades tradicionais na região de Óbidos e Almeirim (PA)
Data: 21 agosto de 2024
Horário: 14h às 18h
Onde: Auditório do MPF em Santarém (avenida Marechal Castelo Branco, nº 915, bairro da Interventoria) ou por videoconferência, no link www.mpf.mp.br/pa/escuta

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa em dias úteis: prpa-ascom@mpf.mp.br
Atendimento à imprensa aos finais de semana e feriados WhatsApp (91) 98402-2708
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos
Mais informações:
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
instagram.com/mpf.pa
mpf.mp.br/pa/youtube
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf
facebook.com/MPFederal
linkedin.com/company/mpf-oficial



Fonte MPF