Cooperação Internacional
24 de Julho de 2025 às 16h15
Seminário vai debater desafios no combate ao tráfico internacional de pessoas e contrabando de migrantes
Inscrições estão abertas para participar do evento, que será na próxima quarta-feira (30), com transmissão on-line
Arte: ESMPU
Estão abertas as inscrições para participar do “Seminário Internacional sobre tráfico de pessoas e contrabando de migrantes: desafios e o papel do Ministério Público”, que será na próxima quarta-feira (30) e terá transmissão on-line. O evento é promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Programa de Cooperação entre a América Latina, o Caribe e a União Europeia em Políticas sobre Drogas (Copolad).
A atividade marca a data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. O seminário será das 9h30 às 18h30, na sede da ESMPU, em Brasília (DF). É possível participar de forma presencial, na sede da instituição (inscreva-se), ou de forma virtual, pelo canal da ESMPU no YouTube (inscreva-se). As inscrições podem ser feitas até a data do evento. Confira a programação.
A atividade é voltada a agentes públicos responsáveis pela repressão criminal e outras pessoas que trabalham com a temática. O objetivo é promover maior articulação institucional, além de ajudar a identificar os sinais da ocorrência de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes e reforçar mecanismos de cooperação internacional. Entre os temas que serão abordados estão: produção de provas, assistência e reinserção das vítimas na sociedade em trabalho digno e o desenvolvimento de projetos conjuntos.
Para mais informações, consulte o edital e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail saac@escola.mpu.mp.br.
Campanha – Até o final deste mês, o MPF promove uma campanha para alertar os cidadãos sobre como se proteger e denunciar casos de tráfico de pessoas. Todos os veículos de comunicação do MPF – site, redes sociais e programas de rádio e televisão – têm publicado conteúdos explicando o que é o tráfico de pessoas, quais as penas a legislação brasileira prevê para quem pratica o crime, quem são as vítimas e como se proteger.
A campanha também mostra como o MPF atua para prevenir e combater esse crime, por meio da Unidade Nacional de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e do Contrabando de Migrantes (UNTC). Casos de tráfico de pessoas podem ser denunciados pelos Disques 100 ou 180 e pelo MPF Serviços.
Serviço
“Seminário Internacional sobre tráfico de pessoas e contrabando de migrantes: desafios e o papel do Ministério Público”
Data: 30 de julho (quarta-feira)
Horário: das 9h30 às 18h30
Local: presencial (ESMPU) e on-line canal da ESMPU no Youtube
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF