segunda escuta pública em Deodápolis e Laguna Carapã (MS) apresenta balanço sobre recomendações expedidas e cobranças da comunidade escolar — Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul

0
2

Direitos do Cidadão e Fiscalização de Atos Administrativos

25 de Novembro de 2024 às 18h55

MPEduc: segunda escuta pública em Deodápolis e Laguna Carapã (MS) apresenta balanço sobre recomendações expedidas e cobranças da comunidade escolar

Nessa etapa serão apresentados os resultados das ações implementadas com base nas recomendações do MPF.

Imagem de fundo bege com figuras geométricas no centro e a expressão MPEduc ações que transformam futuro


Arte: Comunicação MPF

O projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) retornará a Deodápolis e Laguna Carapã (MS), nos dias 27 e 28 de novembro. Essa segunda escuta pública tem como objetivo discutir os resultados das ações implementadas com base nas recomendações do Ministério Público Federal (MPF). Além disso, o evento buscará identificar os desafios que ainda persistem na área da educação.
Essa é uma oportunidade importante para que a comunidade local participe ativamente da discussão sobre a qualidade da educação e as melhorias necessárias nas escolas da região.

Durante a segunda escuta pública será apresentado um balanço sobre as recomendações expedidas e cobranças da comunidade, após a primeira edição do evento, realizada em junho. As prefeituras dos municípios foram convidadas a prestar contas sobre a execução das recomendações, promovendo transparência e engajamento da sociedade.

Os procuradores da República e os promotores de Justiça, apresentarão uma análise do que foi concretizado, além dos avanços decorrentes da colaboração entre o Ministério Público, a comunidade e os órgãos municipais. Essa iniciativa visa fortalecer o diálogo entre todos os envolvidos na educação e garantir que os desafios sejam superados em benefício da melhoria do ensino nas regiões atendidas.

Entenda o trabalho

Nos dias 4 e 5 de julho, as comunidades escolares de Deodápolis e Laguna Carapã se reuniram para discutir os desafios da educação básica, em um importante passo do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) do Ministério Público Federal (MPF) em parceria com o Ministério Público Estadual (MPMS).

Nesta etapa as escutas públicas destacaram:

– Diagnóstico da realidade da rede de educação local
– Avaliação das vagas de tempo integral
– Aplicação dos recursos do *FUNDEB*
– Conectividade nas escolas
– Eficiência do transporte escolar
– Gestão escolar democrática
– Formação contínua dos profissionais da educação

As procuradoras da República Samara Dalloul e Marta Cristina Martins, em parceria com o promotor Anthony Allison Santos, promoveram importantes encontros com a comunidade escolar em Deodápolis e Laguna Carapã. O objetivo foi ouvir as demandas da população e identificar os principais desafios para a melhoria da educação básica na região.

Em Deodápolis, a quadra de esportes da Escola Municipal Cícero Reinaldo da Silva foi palco de um evento que reuniu pais, alunos, diretores, professores e a secretária municipal de Educação, Maria Rosario Pereira Calado. Já em Laguna Carapã, lideranças indígenas marcaram presença em peso no Centro Multiuso da Prefeitura Municipal, onde foram destacados os principais desafios estruturais enfrentados pelas comunidades.

Serviço

Segunda escuta pública do projeto MPEduc em MS
Deodápolis
Data: 27/11/2024
Horário: 8 horas
Local: Escola Municipal Cícero Reinaldo da Silva
Endereço: Rua Jonas Ferreira de Araujo, 252 – Centro

Laguna Carapã
Data: 28/11/2024
Horário: 8 horas
Local: Centro Multiuso da Prefeitura Municipal
Endereço: Avenida Erva Mate, 650 – Centro

Saiba mais sobre o projeto em www.mpeduc.mp.br

Fonte MPF