Sede do MPF no Tocantins será iluminada de lilás em alusão ao mês de conscientização sobre violência contra mulher — Procuradoria da República no Tocantins

0
37

Geral

9 de Agosto de 2024 às 9h40

Sede do MPF no Tocantins será iluminada de lilás em alusão ao mês de conscientização sobre violência contra mulher

A ação faz parte da campanha “Agosto Lilás: vozes que ecoam pela efetividade das leis de proteção à mulher”

Foto mostra a sede do Ministério Público Federal no Tocantins iluminado da lilás.


Imagem: Ascom – MPF/TO

O prédio sede do Ministério Público Federal (MPF) no Tocantins, em Palmas, será iluminado na cor lilás durante todo o mês de agosto, para lembrar o mês de conscientização sobre violência contra as mulheres. A ação faz parte da campanha “Agosto Lilás: vozes que ecoam pela efetividade das leis de proteção à mulher”, de iniciativa da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do MPF, por meio do Grupo de Trabalho Igualdade de Gênero.

 

Além da iluminação nos prédios do MPF, estão previstas postagens nas redes sociais e matérias veiculadas nos sites e nos programas de rádio e de TV da instituição sobre as leis do Minuto Seguinte, Maria da Penha e de Combate à Violência Política de Gênero, também foi realizado, no dia sete de agosto, o “Necessidade de educar, conscientizar e enfrentar a violência contra a mulher”, que ainda pode ser assistido pelo canal do MPF no Youtube.

 

Em 2023, uma pesquisa do Instituto DataSenado mostrou que 48% das mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem. As que afirmaram conhecer pouco ou nada sobre a legislação somam 75% das brasileiras. Os dados são do Mapa Nacional da Violência de Gênero, produzido em parceria com o Observatório da Mulher Contra a Violência do Senado Federal (OMV), e retrata a percepção das brasileiras sobre desigualdade de gênero e violência doméstica.


Conhecer e fazer valerDurante todo o mês, o portal e as mídias sociais do Ministério Público Federal estão voltados para a conscientização do combate à violência contra a mulher. A iniciativa engloba a campanha do Agosto Lilás, instituído como mês de proteção às mulheres em homenagem à Lei Maria da Penha (11.340/06), sancionada em 7 de agosto de 2006. Além dessa legislação, o MPF trará luz a outras duas leis protetivas que também entraram em vigor no mês de agosto: a Lei do Minuto Seguinte (12.845/2013) e a Lei de Combate à Violência Política de Gênero (14.192/2021).

 

Com informações: Secom/PGR

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Tocantins
(63) 3219-7238/7315 | 99247-8714
prto-ascom@mpf.mp.br | Twitter: @mpf_to
https://saj.mpf.mp.br/

 

Fonte MPF