saiba como consultar a sua situação e ver se você está em dia com a democracia! — Ministério Público Federal em Mato Grosso

0
47

Eleitoral

7 de Outubro de 2024 às 12h6

Justiça Eleitoral: saiba como consultar a sua situação e ver se você está em dia com a democracia!

Para votar nas eleições, o eleitor e a eleitora deve estar regular com a Justiça Eleitoral

Nela se vê um fundo branco, contando na lateral a esquerda vários quadriculados coloridos. Na parte central os dizeres seu título está regular?, consulta aqui. Na parte inferior consta as logos da eleição e do TRE-MT.


TRE-MT

Você já votou no primeiro turno das eleições 2024, agora para dar continuidade ao exercício da cidadania, o cidadão deve se preparar para o dia 27 de outubro, data em que ocorre a votação do 2º turno. Mas para isso, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral.

E aí, MPF, como saber se a minha situação está regular?

Clique aqui (item 7) e consulte se seu título está regular, cancelado ou suspenso.

Situação: Regular ✅
Significa que o título de eleitor está disponível. Ou seja, você pode votar sem problemas.

Situação: cancelado ⚠
Na condição de cancelado, o título fica indisponível para voto.. Os principais motivos do cancelamento são ausência à votação (três eleições consecutivas sem apresentar justificativa) ou o não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde você vota.

Situação: suspenso ❌
O título suspenso também impede a eleitora ou o eleitor de votar. A suspensão ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar), condenação criminal definitiva, condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso), entre outros.

Como regularizar o título?
Agora não é possível efetuar a regularização do título cancelado, pois o cadastro de eleitor está fechado para as Eleições Municipais de 2024. O cadastro abre em novembro, até lá, caso o eleitor ou a eleitora precise do título para exercer direitos civis, ele pode solicitar junto ao cartório uma certidão circunstânciada.

*Com informações TRE-MT

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133

Fonte MPF