Rio Itiberê, em Paranaguá (PR), volta a fluir após retirada de aterro na 20ª fase da Aifa — Procuradoria da República no Paraná

0
27

Meio Ambiente

27 de Março de 2025 às 11h50

Rio Itiberê, em Paranaguá (PR), volta a fluir após retirada de aterro na 20ª fase da Aifa

Operação ambiental reúne MPF, Polícia Federal, Ibama e outras instituições

#PraTodosVerem: imagem dividida verticalmente em duas partes, com visões aéreas da transformação do rio Itiberê. Lado esquerdo (antes): mostra uma área com terra preta e resíduos; uma escavadeira amarela está posicionada no centro, sobre um monte de terra; ao fundo, casas simples e vegetação rasteira. Lado direito (depois): mostra o rio Itiberê fluindo e ocupando a mesma área após a retirada dos resíduos


Fotos: Ibama e PF / divulgação

A 20ª fase da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (Aifa), que reúne Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outras instituições, foi realizada na última terça-feira (25). A iniciativa interinstitucional visa combater a degradação dos manguezais de Paranaguá (PR).

A operação foi realizada na baixada do bairro São Vicente, que já havia sido fiscalizada em uma fase anterior. A nova intervenção foi necessária para retirar entulhos e verificar construções potencialmente irregulares.

No total, foram removidos cerca de dez caminhões de resíduos, com aproximadamente 21 toneladas cada um, o que transformou a paisagem local. “Os aterros estavam sufocando e matando parte do rio Itiberê, que voltou a fluir livremente”, afirma a procuradora da República Monique Cheker. imagem dividida verticalmente mostra dois momentos em que uma escavadeira amarela retira resíduos do aterro clandestino no rio Itiberê.

Também foram demolidas seis construções irregulares inabitadas. Em paralelo, um cidadão com mandado de prisão expedido pela justiça estadual foi localizado e preso.

Além do MPF, participaram da ação o Instituto da Água e Terra (IAT), o Ibama, o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), a Polícia Federal (PF), a Polícia Militar (PM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Civil Municipal (GCM) e as Secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Urbanismo e Segurança Pública de Paranaguá.

Denúncias – A população pode colaborar com o trabalho contínuo da Aifa. O MPF possui um canal apto a receber denúncias sobre possíveis crimes em áreas de proteção ambiental, como invasões, cercas, construções, aterros, abertura de ruas e descarte de lixo e/ou entulho, por exemplo. No portal MPF Serviços, basta acessar Representação inicial (denúncia), fato ilícito ou irregularidade. Dúvidas sobre como denunciar ao MPF podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3219-8754, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Mais informações sobre denúncias e a linha do tempo com todas as fases da Aifa podem ser conferidas aqui.

 

Ministério Público Federal no Paraná
Assessoria de Comunicação
(41) 3219-8843

 

Fonte MPF