Meio Ambiente
3 de Junho de 2025 às 14h25
Reunião pública vai debater questões ambientais relativas a campeonato mundial de surfe em Saquarema (RJ)
Objetivo é reduzir os impactos sobre as praias e promover medidas de sustentabilidade
Wikemedia Commons
O Ministério Público Federal (MPF) e a Liga Mundial de Surf (WSL) promovem, no próximo dia 12 de junho, às 15h, no Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, reunião pública para debater as medidas de sustentabilidade do evento Vivo Rio Pro 2025 – Etapa do Mundial de Surf, em Saquarema, no Rio de Janeiro. O encontro contará com a participação da Prefeitura de Saquarema, da Associação de Surfe, de organizações e movimentos ambientais, bem como da população local, e tem como objetivo garantir a proteção das praias por meio de medidas de sustentabilidade promovidas pelo evento, organizado anualmente pela WSL.
Segundo o procurador da República no Rio de Janeiro Leandro Mitidieri, as maiores preocupações do MPF são com o lixo nas praias e a restinga (vegetação em áreas próximas ao mar), da mesma forma que nos anos anteriores. “Já está acertado que as estruturas do evento não podem tocar a restinga, mesmo quando elas se comunicam com alguma pousada ou algum local fora da praia, e essa restinga é também cercada. Essa é uma atenção que o evento já está tendo há anos sobre a área de restinga”, explica o procurador.
Nos últimos anos, o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro tem desempenhado um papel ativo na fiscalização dos impactos ambientais decorrentes da realização de grandes eventos nas praias da Região dos Lagos. A atuação do MPF tem se concentrado na proteção da vegetação de restinga e na prevenção de danos ecológicos associados à instalação de estruturas para o evento.
Em junho de 2024, também foi realizado um encontro público como este, reunindo representantes da WSL e da Prefeitura de Saquarema. O objetivo foi discutir ações de proteção ambiental, como o combate ao lixo nas praias e a preservação da vegetação nativa. Essa reunião integrou o projeto ‘MPF Praia Limpa”, que visa promover a sustentabilidade nas praias da Região dos Lagos.
Em 2019, no âmbito do projeto “MPF Praia Limpa”, o MPF garantiu a instalação de 60 lixeiras nas praias da Barrinha e Itaúna, além de promover uma ação de limpeza no local. Essas medidas foram acordadas com a WSL e constaram de relatórios entregues ao MPF. O projeto tem realizado ações de limpeza nas praias da Região dos Lagos em parceria com movimentos locais, visando fomentar práticas sustentáveis durante os eventos esportivos na região.
Essas ações refletem o compromisso do MPF em assegurar que eventos de grande porte, como o “Vivo Rio Pro”, sejam realizados em conformidade com a legislação ambiental, garantindo a proteção dos ecossistemas locais e promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade nas atividades esportivas.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570
prrj-ascom@mpf.mp.br
Fonte MPF