Publicadas as regras da votação para escolher assessoria para atingidos pelo rompimento da Mina Córrego do Feijão (MG) — MPF-MG de 1º grau

0
10

Direitos do Cidadão

19 de Novembro de 2025 às 14h55

Publicadas as regras da votação para escolher assessoria para atingidos pelo rompimento da Mina Córrego do Feijão (MG)

Moradores de seis municípios atingidos pelo rompimento da barragem poderão votar de 9 a 14 de dezembro

Imagem mostra uma poça de lama marrom escuro e por cima da foto a frase Desastre da Vale em letras na cor branca


Arte: Comunicação MPF

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) publicaram um comunicado detalhando as regras para a escolha da nova Assessoria Técnica Independente (ATI) que atenderá as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), nos municípios de Betim, Igarapé, Mário Campos, Juatuba, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas.

O Edital de Chamamento Público para a escolha da nova ATI foi publicado pelas instituições de justiça em 31 de outubro.

Quem pode votar – Podem participar da votação moradores das Regiões 1 e 2, com idade igual ou superior a 16 anos, e beneficiários do Programa de Transferência de Renda (PTR).

Os beneficiários titulares do PTR estão automaticamente aptos para a votação, utilizando o mesmo login e senha usados para acessar o programa.

O registro prévio é obrigatório para:

  • outros integrantes do núcleo familiar do PTR, com 16 anos ou mais, que não possuam login e senha próprios.
  • pessoas não beneficiárias do PTR, com 16 anos ou mais, que residam nos municípios das Regiões 1 ou 2.

Prazo e formas de registro prévio – O registro prévio deve ser solicitado por meio de formulário online. O formulário estará disponível para preenchimento de 19 a 27 de novembro de 2025, até às 23h59min.

Para finalizar o registro, é obrigatório o preenchimento de todos os campos e o anexo de um documento de identificação (com CPF) e um comprovativo de residência.

Votação – A votação ocorrerá pelo link www.voteati.com.br, entre os dias 9 e 14 de dezembro. Nesse site, os participantes encontrarão vídeos e propostas de trabalho das entidades candidatas para auxiliar na escolha.

ATENÇÃO: Só será aceito um voto por pessoa de cada região, para uma única ATI. Será considerada eleita a entidade que obtiver o maior número de votos na respetiva região.

O resultado da seleção da nova ATI para as Regiões 1 e 2 será divulgado nos sites oficiais das instituições de justiça.

As instituições de justiça reiteram que o voto é fundamental para garantir uma assessoria técnica independente escolhida pelas próprias comunidades.

Comunicado nº 32

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br

Fonte MPF