Projeto MPF pela Educação Social leva vídeo de procurador regional Eleitoral de SP para escola pública — Procuradoria Regional da República da 3ª Região

0
16

Eleitoral

27 de Setembro de 2024 às 17h55

Projeto MPF pela Educação Social leva vídeo de procurador regional Eleitoral de SP para escola pública

Em vídeo gravado para o projeto e disponível no Youtube, Paulo Taubemblatt fala da importância da democracia e do processo eleitoral

Foto mostra alunos sentados num auditório, assistindo a um vídeo do procurador regional eleitoral de São Paulo, um homem branco, de terno, durante a visita do projeto.


Foto: Comunicação/PRR3

Nesta sexta-feira (27), o Projeto MPF pela Educação Social, do Ministério Público Federal, realizou uma visita à Escola Técnica Estadual (Etec) Guaracy Silveira, que fica no bairro de Pinheiros, no município de São Paulo (SP). A pouco mais de uma semana do primeiro turno das Eleições de 2024, o MPF pela Educação Social levou um vídeo do procurador regional eleitoral de São Paulo, Paulo Taubemblatt, em que ele fala da importância da democracia e do processo eleitoral.

As servidoras Silvia Fukuoka e Leda Marcia M. Conti Costa Lima agradeceram à diretora da escola, Sônia Espindola, pela acolhida e falaram com os alunos sobre o projeto MPF pela Educação Social e sobre as áreas de atuação do MPF, incluindo a atuação eleitoral. Na sequência, foi apresentado o vídeo, gravado especialmente para o projeto, pelo procurador regional eleitoral de São Paulo. Ao todo, estudantes do 2º ano dos seis cursos assistiram a apresentação e o vídeo. Uma parte dos alunos, inclusive, não apenas está na faixa etária em que o voto é facultativo, como já tirou o título eleitoral.

No vídeo, após saudar os estudantes de todo estado, Paulo Taubemblatt fala da democracia e do direito ao voto, explica um pouco sobre o processo eleitoral e incentiva os estudantes a participarem do processo eleitoral. “Eu queria dirigir algumas breves palavras de incentivo à participação nas eleições, de incentivo à participação na política, de incentivo ao contato com ideias novas (…), com ideias diferentes”, diz.

O procurador ainda lembra que “uma das características fundamentais da democracia é que ela permite a correção dos erros”, uma vez que a cada quatro anos o eleitor tem a oportunidade de escolher outros representantes, se assim desejar.

Paulo Taubemblatt ainda ressaltou que é próprio da política o diálogo, a troca de opiniões que podem influenciar na decisão final ao voto. Mas destaca que essa decisão precisa ser tomada com liberdade. “Muita gente me influencia, muita gente conversa comigo (…), isso é totalmente normal, desde que, na hora em que eu for votar, eu seja livre para chegar à minha própria conclusão, para agir com a minha própria consciência, para exercer a minha cidadania”. O procurador fez questão de pontuar sobre o que não pode ocorrer no processo eleitoral. “O errado é se alguém exerce algum tipo de pressão, se alguém tenta tornar qualquer um de vocês vulnerável a essa pressão. Isso é inaceitável!”

No final do encontro, a diretora da escola, Sônia Espíndola, agradeceu a presença e a parceria do MPF, e ressaltou a importância da fala do procurador sobre a confiabilidade e a lisura do processo eleitoral.

Assista abaixo à íntegra do vídeo, disponível no Youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=pHG8mCQo3RA.

MPF pela Educação Social e Eleições – A temática eleitoral já foi abordada pelo projeto antes. Em 2022, o projeto lançou uma série de quatro vídeos voltados ao público jovem, sobre as Eleições de 2022. Os vídeos foram gravados com os procuradores que atuavam na área eleitoral naquele ano, inclusive Paulo Taubemblatt, que naquele ano era o procurador regional eleitoral substituto do estado de São Paulo.

Um pouco antes do início do processo eleitoral de 2022, o projeto ainda promoveu a visita da então procuradora regional eleitoral de São Paulo, Paula Bajer, a uma escola estadual na capital paulista para falar sobre “Eleições e Fake News”.

O Projeto MPF pela Educação Social existe desde 2013 e tem o objetivo de a visita de membros do MPF a escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo, além de disseminar conhecimentos sobre as diversas áreas de atuação do MPF para estudantes. Desde 2021, ele conta com um site em que é possível obter informações sobre o projeto e também entrar em contato para pedir uma visita. O endereço é o https://educacaosocial.mpf.mp.br/.

Para mais informações sobre o MPF pela Educação Social, assista ao vídeo de apresentação do projeto, disponível no Youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=lNfNkjY-7Uw.

Fotos do encontro.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
(11) 2192-8620 / (11) 99167-3346
.

Fonte MPF