Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia tem nova equipe — Procuradoria da República na Bahia

0
15

Eleitoral

3 de Novembro de 2025 às 12h55

Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia tem nova equipe

Cláudio Gusmão e Vanessa Previtera assumiram o biênio 2025/2027 em 1° de novembro

Fundo cinza com a palavra "ELEITORAL" centralizada em letras pretas e robustas, com contorno branco. Abaixo da palavra, no canto esquerdo, há três pequenos quadrados preenchidos, da esquerda para a direita: o primeiro com contorno preto e fundo branco, o segundo laranja, e o terceiro verde.


Imagem: Secom/MPF

Desde o último sábado, 1° de novembro, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) tem à frente uma nova equipe: Cláudio Gusmão assume o cargo de procurador Regional Eleitoral no lugar de Samir Nachef, tendo Vanessa Previtera como sua substituta. Gusmão e Vanessa devem permanecer na função até 31 de outubro de 2027, coordenando os trabalhos do Ministério Público Eleitoral na Bahia.

Para Gusmão é sempre um desafio assumir a função de procurador regional eleitoral na Bahia, “seja em razão da diversidade encargos administrativos típicos da gestão e do exercício da chefia do Ministério Público na seara eleitoral, que hoje conta com 199 promotores eleitorais atuando nas respectivas zonas, seja em face da crescente demanda no campo judicial, em que a PRE oficia como parte autora e fiscal da ordem jurídica, extrajudicial.” – afirma o procurador.

“Para o cumprimento desse complexo de atividades, temos uma eficiente equipe de membros auxiliares, integrada pela colega Vanessa Previtera, na qualidade inclusive de substituta, e pelos procuradores Leandro Bastos, Ruy Nestor e André Batista, além de um corpo dedicado e comprometido de servidores, que orgulham o MPF. E no tocante às eleições 2025, sempre muito disputadas, buscaremos atuar com firmeza e equilíbrio a fim de garantir que prevaleça a legítima vontade do eleitor,  com foco, sobretudo, no combate aos atos de abuso de poder econômico e político, que violam a isonomia, a normalidade e a lisura do pleito.”, completa Gusmão.

“Sempre acreditei na missão constitucional do MPF na defesa de eleições limpas, competitivas, lícitas e justas, mas ainda não havia tido a oportunidade de acompanhar de perto o processo eleitoral. Espero que eu possa contribuir positivamente, nos próximos dois anos, com o trabalho da PRE”, destacou Vanessa. 

Com a entrada na equipe da PRE, Vanessa deixa a chefia do MPF na Bahia, e o procurador Eduardo Villas-Boas deve assumir o cargo de procurador-chefe adjunto.

A mudança foi divulgada pela Portaria PGE n° 26, de 28 de outubro de 2025, que designou os membros do Ministério Público Federal para exercerem as funções de Procurador Regional Eleitoral e de Procurador Regional Eleitoral Substituto nos Estados e no Distrito Federal.

MP Eleitoral na Bahia – A PRE abarca a função eleitoral do Ministério Público Federal, atuando em parceria com os promotores eleitorais, que são membros do Ministério Público da Bahia responsáveis por ajuizar ações e outros pedidos à justiça de primeira instância nas eleições municipais. Juntos, eles compõem a equipe do Ministério Público Eleitoral. Em casos que sobem para a segunda instância, a atuação é feita pela PRE junto ao TRE. Saiba mais aqui.

Fonte MPF