Criminal
24 de Outubro de 2024 às 14h55
Procuradores do MPF/BA conhecem trabalho da Receita Federal no Porto de Salvador
Equipe do Gaeco/MPF-BA e da área criminal visitam Aduana como parte de projeto de integração entre órgãos federais
Equipe do Gaeco/BA visitaram Seção de Vigilância Aduaneira. Fotos: Receita Federal/BA
No início de outubro, uma equipe do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) visitou o Porto de Salvador, participando do projeto “Conheça a nossa Aduana para Autoridades Públicas”, da Receita Federal. A visita teve o objetivo de fortalecer o diálogo entre as instituições e conhecer de perto o trabalho aduaneiro de combate ao contrabando, tráfico de drogas e armas.
A procuradora da República Melina Castro Montoya Flores, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPF-BA), destacou a relevância dessa interação para o combate ao crime organizado: “Essa aproximação é essencial para entendermos as estratégias de repressão da Receita Federal e, assim, aprimorar nossas ações conjuntas no enfrentamento ao tráfico internacional de drogas e armas.”
Além de Melina, participaram da visita a procuradora Ana Paula Carneiro Silva, o procurador Ruy Nestor Bastos Mello e os assessores jurídicos Márcio Angelin Martins e Allana Martins do Nascimento Rebouças. Durante o encontro, os procuradores puderam acompanhar o monitoramento de containers por scanner, visitar a Seção de Vigilância Aduaneira e conhecer os projetos de destinação de mercadorias apreendidas para doação.
Na ocasião, a delegada da Alfândega de Salvador, Sandra Magnavita, o superintendente-adjunto, Ricardo Machado, e o chefe da Divisão de Administração Aduaneira (Diana05), Luciano Maciel, apresentaram a estrutura, o funcionamento e os projetos da aduana, reforçando a importância da parceria com o MPF para a segurança nacional e o comércio exterior.
*Texto produzido com informações da Receita Federal/BA
Fonte MPF