Procuradora do MPF participa de Seminário sobre ações afirmativas em concursos para negros — Procuradoria da República em Santa Catarina

0
43

A procuradora da República Analúcia Hartmann, do Ministério Público Federal em Santa Catarina, é uma das participantes convidadas para o seminário “Ações afirmativas em concursos para negros: o contexto nacional e a UFSC”, que acontecerá no dia 15 de julho de 2024, às 16h, na Sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos, Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC).

O evento terá participação dos seguintes convidados:

* Marcia Lima, da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ) do Ministério da Igualdade Racial (MIR);
* Analucia Hartmann, do Ministério Publico Federal (MPF);
* Lia Vainer Schucman, do Departamento do Psicologia da UFSC;

* Delton Aparecido Felipe, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá- Paraná (UEM-PR);
* Juliano Scherner Rossi, da Procuradoria Federal junto à UFSC; e
* Lindberg Nascimento Junior, do Departamento de Geociências da UFSC.

A mediação do seminário será feita pela professora Leslie Sedrez Chaves, da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas.

Inserção social

Dados da UFSC mostram uma evolução no número de alunos negros formados após 15 anos da implementação do sistema de cotas. Comparado a 2008, a universidade aumentou o quantitativo em 160% no ano de 2023.

Em 2008, 170 pessoas negras se formavam pela UFSC. Já em 2023, esse número aumentou para 442. Também neste ano, houve um recorde no número de formandos negros, que representaram 17% do total de pessoas diplomadas. A UFSC recebeu 1.304 novos alunos pretos e pardos em 2023, número que aumentou 28,6% em relação a 2022, quando 1.014 dos ingressantes eram negros.

Fonte MPF