Procuradora da República Juliana Câmara tem atuação reconhecida com a Comenda “Guardião das Águas” — Procuradoria da República em Alagoas

0
50

Meio Ambiente

27 de Setembro de 2024 às 11h20

Procuradora da República Juliana Câmara tem atuação reconhecida com a Comenda “Guardião das Águas”

Prêmio é concedido pelo Governo de Alagoas a personalidades que auxiliam o Estado na preservação e proteção dos Recursos Hídricos e no desenvolvimento social

Dra Juliana Câmara recebe título Guardião das águas


Imagem: Ascom/Semarh

Na noite desta quinta-feira (26), a procuradora da República Juliana Câmara foi uma das agraciadas com a comenda “Guardião das Águas” concedido pelo Governo de Alagoas e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a personalidades que se destacam na preservação dos recursos hídricos e que contribuem para a sua gestão consciente no estado. A procuradora da República Juliana de Azevedo Santa Rosa Câmara foi reconhecida pelo trabalho realizado como membro do núcleo de meio ambiente do Ministério Público Federal em Alagoas.

discurso“Minha história com as águas de Alagoas remonta de minha infância, quando eu atravessava o rio São Francisco de Sergipe, meu Estado Natal, para passar as férias com minha família em Alagoas. O Velho Chico também foi cenário das minhas travessias na minha primeira incursão profissional no Estado, ainda como defensora pública no Sertão Alagoano, mas foi em 2020, na minha terceira chegada ao Estado, a segunda como procuradora da República, e agora à frente do ofício do Meio Ambiente, que eu vi meu coração se enfeitiçar pela beleza desse mar azul esverdeado, anfitrião das águas das nossas lagunas Mundaú e Manguaba, que por sua vez são abastecidas por rios tão importantes, como o Mundaú e o Paraíba do Meio. Eu me apaixonei por esse Estado por conta de suas águas, e com muita alegria eu recebo este título, com sentimento de amor correspondido”, comentou emocionada a procuradora da República Juliana Câmara.

O evento, realizado no Hotel Jatiúca em Maceió, foi uma grande celebração e reconhecimento pelo trabalho realizado por autoridades, líderes ambientais, representantes de movimentos sociais e acadêmicos, que através de seus esforços e trabalho proporcionam uma democratização do acesso a este bem universal, essencial à vida, e sua proteção e conservação. Este ano, a placa entregue aos agraciados foi produzida com material reciclável.

“É uma honra entregar a Comenda Guardião das Águas à Dra. Juliana Câmara. Este reconhecimento é mais que merecido, pois celebra seu comprometimento com a defesa dos nossos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente. A luta pela preservação das nossas águas é uma tarefa contínua e desafiadora, que exige dedicação, conhecimento técnico e profundo senso de responsabilidade, qualidades que ela demonstra com excelência. A Comenda simboliza nosso agradecimento e confiança de que, juntos, continuaremos a trabalhar pela preservação das águas de Alagoas e por um meio ambiente mais saudável para as próximas gerações”, afirmou o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, anfitrião do evento.

premiadosAlém da Dra Juliana Câmara, foram agraciados pela Comenda Antenor Nerys Filho e Ricardo Ramalho (Líderes Ambientais), Alexandre Ayres (Deputado Estadual), Hugo Wanderley (Prefeito de Cacimbinhas), Jorge Dória (Promotor de Justiça do MPAL), José Geraldo Marques (Ecologista), José Maciel Nunes de Oliveira (Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco), Renan Filho (Senador da República e Ministro dos Transportes), Maria Aliete Bezerra Lima Machado e Nélia Callado (Docentes da UFAL), Maria José dos Santos (Presidenta da Federação de Pescadores de Alagoas), Paulo Fernando dos Santos (Deputado Federal), Ricardo Castro Martins Vieira (Gerente de Projetos de Saneamento da Seinfra) e Wellyngton Sandrelly Caldas Ferreira (Coordenador Nacional de Dessalinização de Águas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional).

Em seu discurso, Juliana Câmara reafirmou seu compromisso, enquanto cidadã e membro do MPF, na defesa das águas, e fez agradecimentos:

discurso dra Juliana“Aproveito o dia de hoje para reafirmar o juramento que fiz de cumprir a Constituição Federal e lutar pela concretização dos Direitos Humanos, porque a água, esse substantivo feminino que é sinônimo de vida, ela maltrata quando falta, e traz sofrimento quando chega em abundância. Aqui hoje, reafirmo perante todos vocês, o meu compromisso em me empenhar ainda mais na preservação e recuperação dos nossos mananciais, e de conduzir o MPF como ator contribuinte ao enfrentamento à seca e às enchentes, ciente que essa não é uma batalha de um soldado solitário, mas um desafio que só pode ser vencido com a união e a cooperação do poder público, de todas as instâncias federativas, da academia, da sociedade civil e sempre norteados pelo valioso conhecimento tradicional dos ribeirinhos, dos pescadores e dos sertanejos. Eu dedico essa comenda a minha família, a minha instituição, o MPF, e fecho meu agradecimento com a canção lembrando a todos que a força que mora na água não faz distinção de cor, e toda cidade é d’Oxum”. 

Comenda Guardião das Águas – Criada em 2015 pelo governador Renan Filho, a Comenda Guardião das Águas é a maior honraria concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) a pessoas físicas que desenvolvem ações efetivas de conservação dos recursos hídricos em Alagoas. A avaliação dos homenageados é realizada pelo Conselho da Comenda Guardião das Águas, composto pela Semarh, pelo Gabinete Civil e por três membros indicados anualmente. A condecoração tem como objetivo inspirar cidadãos e cidadãs a se engajarem na proteção do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos, garantindo que a água continue sendo um pilar do desenvolvimento econômico e social de Alagoas.*

*Com Assessoria

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF