Direitos do Cidadão
29 de Julho de 2025 às 13h5
Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do MPF em Alagoas é homenageado com Prêmio Estadual de Direitos Humanos
Reconhecimento foi entregue durante a Semana da Diversidade, em Arapiraca, que celebra memória e resistência do movimento LGBTQIA+
Arte: Comunicação MPF/AL
O Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, Bruno Lamenha, foi um dos homenageados com o Prêmio Estadual de Direitos Humanos Josy Kelly, concedido a personalidades que se destacam na defesa das políticas públicas e no enfrentamento ao preconceito.
A entrega da honraria aconteceu na última sexta-feira (25), às 18h, no Teatro do Planetário, no Lago da Perucaba, em Arapiraca, durante a abertura da Semana da Diversidade. O evento marca o início das comemorações da 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, que aconteceu no domingo (27).
Além do procurador, também foram homenageados o prefeito Luciano Barbosa, o superintendente de Políticas Públicas para População LGBTQUIAPN+ do Estado do Rio de Janeiro, Ernane Alexandre Pereira, a Ya Logídãn – Yalorixá Maria Rita Pereira da Silva e o secretário executivo da Cultura de Alagoas, Milton Muniz de Assis.
“Este prêmio reforça a importância do trabalho conjunto em defesa dos direitos humanos e pela igualdade. O MPF tem atuado para garantir que as políticas públicas cheguem a todas as pessoas, acreditando que a diversidade cultural é um elemento garantidor de um povo. Esse reconhecimento é, antes de tudo, um estímulo para continuarmos avançando na promoção do respeito e da dignidade para todos”, comentou o procurador Bruno Lamenha.
A programação da Semana da Diversidade incluiu palestras sobre Educação e Direitos Humanos e Brasil sem LGBTQIAfobia, além do concurso Miss Arapiraca Gay 2025. A iniciativa é promovida pela Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca-AL, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
No domingo, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ ocorreu com o tema “Envelhecer, resistência e memória”, com apresentações culturais, shows e participação de artistas nacionais.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400
Fonte MPF