Procurador da República Lucas Horta recebe Prêmio Ambientalista Afrânio Menezes — Procuradoria da República em Alagoas

0
56

Meio Ambiente

25 de Junho de 2024 às 11h30

Procurador da República Lucas Horta recebe Prêmio Ambientalista Afrânio Menezes

IMA reconhece dedicação de membro do núcleo de meio ambiente do MPF em Alagoas às pautas ambientais

Logomarca do prêmio Ambientalista Afrânio Menezes


Logo da premiação (Ascom IMA/AL)

O procurador da República Lucas Horta foi agraciado na edição de 2024 do Troféu Ambientalista Afrânio Menezes por sua atuação no núcleo do meio ambiente no Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas. O prêmio, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), é uma forma de reconhecer os esforços de diversos setores da sociedade pela conservação do Meio Ambiente, e está em sua segunda edição.

O reconhecimento a personalidades, organizações da sociedade civil, empresas, indústrias, entre outras representações se dá pela promoção de ideias e ações que impactam positivamente o meio ambiente, é resultado da dedicação e esforço empreendidos por Lucas Horta em uma das missões institucionais do MPF.

Troféu Ambientalista Afrânio Menezes“É com muita honra que recebo o Troféu Ambientalista Afrânio Menezes, concedido gentilmente pelo IMA. Este reconhecimento é um grande incentivo para continuar nossa luta por um meio ambiente equilibrado e sustentável”, agradeceu o procurador da República.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Pós Graduação em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos pela ESAF/UFLA em parceria com a Procuradoria da República de Minas Gerais (MPF/MG), Lucas Horta de Almeida é coautor do livro Temas Atuais do Ministério Público Federal pela editora JusPodivm. Após uma bem sucedida carreira na Advocacia Geral da União (AGU), com atuação perante o Supremo Tribunal Federal (STF) no controle difuso de constitucionalidade, é atualmente titular do 4º ofício do Meio Ambiente no MPF/AL.

Em seu discurso na cerimônia de premiação, ocorrida no último dia 20 na Casa de Indústria Napoleão Barbosa, o procurador da República destacou que a luta por um meio ambiente sustentável é perene, e que não se deve baixar a guarda, mesmo diante das adversidades. Lucas Horta agradeceu a famíilia e a equipe.

Além do representante do MPF, outras seis pessoas foram premiadas: Kleber Valadares, promotor do Ministério Público de Alagoas (MP/AL); Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), representado pelo professor Fábio Luiz Fregadolli; Elizeu Gomes, responsável pela Reserva Ecológica do Castanho; Vinícius Brito, representante da Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas; José Nogueira Filho, vice-presidente da Casa da Indústria de Alagoas; e a Usina Coruripe.

Troféu Ambientalista Afrânio Menezes

Troféu Afrânio Menezes* – Anteriormente celebrado como Troféu Alagoas Verde, o Troféu Afrânio Menezes é uma homenagem aos servidores públicos, concedido ao funcionário que dedicou mais de 30 anos de serviço ao IMA.

Afrânio Menezes, nascido em 1944 e formado em medicina veterinária, desempenhou o papel de coordenador de convênios no IMA e foi vice-presidente do conselho de Reservas da Biosfera da Mata Atlântica, uma iniciativa da Unesco no Brasil. Ele faleceu em abril de 2021, em Maceió, vítima da COVID-19.

*Com informações da Ascom do IMA/AL.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF