Geral
13 de Agosto de 2024 às 18h43
PRF recebe duas aeronaves para apoio à atuação do Ministério Público Federal em todo o país
Entrega é resultado de acordo de cooperação celebrado entre as instituições em 2022
Foto: Antônio Augusto/Comunicação/MPF
O Ministério Público Federal (MPF) participou, na manhã desta terça-feira (13), em Brasília, da cerimônia de entrega de quatro novas aeronaves multimissão à Polícia Rodoviária Federal (PRF). A aquisição de duas delas é resultado de parceria entre as instituições para apoio à atuação de procuradores da República em todo o país. Segundo o acordo de cooperação firmado em 2022, o MPF forneceu os recursos para a compra dos aviões, enquanto a PRF é responsável pela operação e manutenção das máquinas. As outras duas aeronaves são fruto de parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Presente na solenidade, a secretária-geral do MPF, Eliana Torelly, destacou que a aquisição das aeronaves visa a suprir demanda de transporte de membros e servidores da instituição para missões em locais remotos, muitas vezes, convocadas com urgência: “Havia essa lacuna na nossa locomoção para determinados lugares, em missões de persecução criminal ou de atuação na temática indígena e ambiental”. Para a subprocuradora-geral da República, “a aquisição vai colaborar para a tutela coletiva, principalmente na proteção do meio ambiente e as comunidades indígenas e tradicionais”.
Os aviões são modelo Cessna Gran Caravan EX – monomotor de asa alta, robusto e capaz de operar em pistas curtas de qualquer pavimento e em condições adversas de temperatura, altitude e pressão, podendo transportar até nove passageiros e dois tripulantes. Futuros acordos de cooperação técnica entre as entidades poderão também fomentar missões conjuntas em combate ao trabalho escravo e infantil e ao tráfico de pessoas, armas e munições, além do auxílio a comunidades indígenas isoladas, entre outras.
Sistema fortalecido – Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a aquisição fortalece todo o sistema de segurança pública do Brasil. “A entrega dessas aeronaves não representa a capacidade de investimentos do Estado brasileiro em equipamentos de ponta, mas também o reforço da nossa colaboração com o MPF. Essa parceria é fundamental para o enfrentamento da criminalidade no país”, afirmou.
Já o diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, explicou que os modelos das aeronaves foram escolhidos por sua autonomia e capacidade operacional. Segundo ele, a nova frota “permitirá chegar onde outras aeronaves não conseguiriam, sendo essenciais em missões de desintrusão em territórios indígenas ou operações em cidades interioranas onde a presença do Estado é cada vez mais necessária por ocorrências diversas”.
Também estiveram presentes no evento, assinando o termo de recebimento das aeronaves, o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, o presidente da TAM Aviação Executiva, Leonardo Fiuza, e o presidente da Comissão de Fiscalização e Recebimento de Aeronaves da Divisão de Operações Aéreas da PRF, Cleber Ortega Moura.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF