Presidente do STF em exercício parabeniza procurador-geral da República pela recondução — Procuradoria-Geral da República

0
20

Geral

13 de Novembro de 2025 às 15h35

Presidente do STF em exercício parabeniza procurador-geral da República pela recondução

Senado Federal aprovou o nome de Paulo Gonet Branco para novo mandato à frente da PGR até 2027

Foto da sessão plenária do STF de 13 de novembro. É possível ver o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e o ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício.


Foto: Gustavo Moreno/STF

No início da sessão Plenária desta quinta-feira (13), o ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), parabenizou o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, pela aprovação de seu nome, pelo Senado Federal, para um novo mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). “Tenho a absoluta certeza de que não somente o Ministério Público e a Justiça se engrandecem com a recondução, mas também toda a sociedade brasileira”, disse. De acordo com Moares, a sociedade “continuará a contar, na chefia dessa importante instituição, com o brilhante jurista e um trabalhador incansável no fortalecimento da democracia, do estado democrático de Direito, no aperfeiçoamento de mecanismos de controle institucionais, no combate à corrupção e ao crime organizado”. 

O ministro destacou a firmeza e serenidade do PGR em relevantes atuações, tanto perante o STF quanto perante o Tribunal Superior Eleitoral. Ressaltou também que, com inteligência e senso estratégico, o PGR definiu o combate ao crime organizado como uma das prioridades para o Ministério Público, além de defender a integração entre os ramos e unidades como forma de atingir maior eficácia no trabalho. “Com a recondução, ganha a Justiça, ganha o Ministério Público e ganha a sociedade brasileira”, afirmou. Os demais ministros também parabenizaram Gonet pela recondução.

Ao agradecer as palavras, Paulo Gonet disse que acompanha o trabalho do STF desde que começou sua vida profissional e que, dentre as muitas atribuições do PGR, a mais importante é a atuação perante a Corte Suprema. Segundo ele, a atual composição é motivo de orgulho para a sociedade brasileira, uma vez que todos os ministros exercem suas funções com talento, empenho e competência. “A maior recompensa é a satisfação de ver a Justiça, a defesa do estado democrático de Direito e o combate aos desvios de todo tipo, tarefas que o STF assume para si, dentro das suas competências, com enorme eficiência”, concluiu.

A recondução do PGR foi aprovada pelo Senado Federal no dia 12 de novembro, após sabatina que durou mais de seis horas.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF