Geral
20 de Maio de 2025 às 15h42
PR/RJ promove roda de conversa sobre resistência, visibilidade e direitos LGBTQIAPN+
O evento reflete sobre os 56 anos de Stonewall e os caminhos para garantir os direitos da população LGBTQIAPN+
Arte: Ascom PR/RJ
A Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ) realizará, no dia 28 de maio às 15h, a roda de conversa “Stonewall: 56 anos – Homofobia, visibilidade e ativismo”. O evento acontecerá no auditório principal e terá entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia. A transmissão ao vivo estará disponível no canal do MPF no YouTube.
Na roda deste mês, os convidados são a vereadora de Niterói Benny Briolly, o produtor cultural Athos Souza, o artista plástico Lucas Finonho e a estagiária da PRM de Volta Redonda Ana Clara Carvalho.
A Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969 no Stonewall Inn, em Greenwich Village, Nova York, foi um marco crucial para os direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Naquela madrugada, a polícia realizou uma batida violenta no bar, que era frequentado principalmente por gays, lésbicas e pessoas trans, todos sujeitos a constantes perseguições. Contudo, a reação dos frequentadores foi de resistência, resultando em uma série de protestos espontâneos que duraram vários dias. Esse evento é amplamente considerado o ponto de virada no movimento de liberação da comunidade LGBTQIAPN+, catalisando a luta pelos seus direitos nos Estados Unidos e em muitos outros países. A partir de Stonewall, começaram a surgir as primeiras paradas do orgulho gay, simbolizando a visibilidade e a resistência da comunidade. O evento não só ajudou a transformar a luta por igualdade, como também se tornou um símbolo da importância da visibilidade e da resistência coletiva contra a opressão.
Sobre os participantes
Benny Briolly é vereadora do município de Niterói e a primeira travesti eleita no estado do Rio de Janeiro. Mulher preta, oriunda da favela e defensora dos direitos humanos, constrói sua trajetória política com coragem e determinação. Sua atuação parlamentar é marcada pelo comprometimento com a proteção das mulheres, das populações LGBTQIAPN+ e dos povos de terreiro, destacando-se como um símbolo de resistência e transformação social. Tornou-se uma das principais vozes progressistas no cenário político nacional, especialmente no enfrentamento à violência política de gênero — sendo protagonista do primeiro caso reconhecido e aceito pela Justiça brasileira nesse âmbito.
Athos Souza é produtor cultural, assessor, consultor de diversidade, curador, palestrante e influenciador digital. Trabalha na interseção entre desenvolvimento pessoal, cultura, saúde e movimento social, promovendo diversidade, inclusão e transformação positiva.Com expertise em criar ambientes inclusivos e representativos onde atua.
Ana Clara Carvalho é estudante de graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Grupo de Pesquisa em Vulnerabilidades da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda. É ex-monitora de Teoria Geral do Processo I e II e atual monitora de Acessibilidade e Inclusão vinculada à Secretaria de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense de Niterói. Foi ainda bolsista PIBIC de Ética Ambiental estagiária da 3ª Vara Cível da Comarca de Volta Redonda. Aprovada em 1º lugar no concurso público para estagiários do Ministério Público Federal, é atualmente estagiária do 1° Ofício da Procuradoria de Justiça de Crimes Ambientais do Ministério Público Federal de Volta Redonda.
Lucas Finonho é graduando em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e frequentou cursos na Escola de Arte Visuais no Parque Lage (EAV). Já participou de diversas exposições institucionais coletivas, com sua primeira exposição individual no Museu de Arte do Rio.
Rodas de conversa e Comissão
As rodas de conversa promovidas pela Comissão de Raça e Gênero acontecem sempre na última quarta-feira de cada mês com a presença de membros, servidores, estagiários e terceirizados.
A Comissão Pró-Equidade de Raça e Gênero da PR/RJ foi criada em 2018, por meio da Portaria PR/RJ n° 56/2018. A comissão tem o objetivo de discutir a temática de equidade e transversalização de gênero e raça nas instituições públicas. Ela pode sugerir e acompanhar a implementação de medidas que favoreçam, assegurem e promovam a equidade de gênero e raça no MPF e, particularmente, na PR/RJ.
Serviço
Roda de conversa “StoneWall: 56 anos – Homofobia, visibilidade e ativismo”
Quando: 28 de maio de 2025, às 15h
Local: Auditório principal da PRRJ
Transmissão: Canal do MPF no Youtube
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570
prrj-ascom@mpf.mp.br
Fonte MPF