PGR destaca papel do Ministério Público na defesa dos trabalhadores em posse do novo chefe do MPT — Procuradoria-Geral da República

0
113

Geral

7 de Agosto de 2025 às 20h0

PGR destaca papel do Ministério Público na defesa dos trabalhadores em posse do novo chefe do MPT

Gláucio Araújo de Oliveira é o novo procurador-geral do Trabalho para o biênio 2025-2027

Foto do novo PGT assinando o documento de posse com o PGR ao fundo


Foto: Leobark Rodrigues/MPF

O subprocurador-geral do Trabalho Gláucio Araújo de Oliveira tomou posse no cargo de procurador-geral do Trabalho (PGT), durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (7), na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília (DF). O novo chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) ocupará o cargo pelos próximos dois anos. Ele foi empossado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, que destacou a importância do cargo para a cidadania brasileira e para a proteção dos direitos de todos os trabalhadores.

“Esse é um dos cargos mais importantes da República: o representante dos interesses do trabalhador no âmbito do Ministério Público. Aquele que cuida dos interesses públicos relacionados às relações de trabalho”, destacou o PGR, ao desejar êxito ao novo procurador-geral do trabalho. Segundo Paulo Gonet, um dos grandes desafios dessa função é levar em conta ambos os lados das relações laborais na atuação do MPT, que busca assegurar o cumprimento das leis trabalhistas.

A portaria de nomeação do novo PGT foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (5). Na cerimônia de posse, Gláucio Araújo de Oliveira agradeceu a confiança depositada pelo PGR em seu trabalho e se comprometeu em atuar de maneira firme e justa pelo bem da sociedade. “Conto com todos na construção de um país melhor, mais digno, que respeite os trabalhadores e as trabalhadoras”, afirmou.

Posse do novo PGT 2025-2027Ele disse, ainda, que dará continuidade aos avanços promovidos nos últimos dois biênios comandados pelo então procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira. No período, Gláucio Oliveira exerceu o cargo de diretor-geral da instituição. O novo PGT foi eleito no último dia 24, com 586 votos, em pleito que contou com a participação de 631 procuradoras e procuradores do Trabalho.

Também participaram da cerimônia de posse, o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, a secretária-geral do Ministério Público da União (MPU), Eliana Torelly, o antecessor no cargo de PGT, José de Lima Ramos Pereira, além de outros membros da instituição, amigos e familiares do empossado.  

Confira o currículo do novo PGT

Veja as fotos da cerimônia

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF