Geral
12 de Junho de 2024 às 16h13
PGR destaca papel do CNPG no diálogo e na superação de desafios institucionais
Paulo Gonet participou da posse do novo presidente do Conselho, Jarbas Soares Júnior, realizada nesta quarta-feira (12) em Brasília
Foto: Antonio Augusto/Secom/MPF
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) é um lugar propício para a construção e efetivação de soluções que vençam os desafios apresentados ao Ministério Público brasileiro, num ambiente que favorece o diálogo e a cooperação institucionais. Esse foi o destaque do discuso do procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante a posse do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, como presidente do CNPG. O novo presidente sucede o procurador-geral de Justiça do Pará, César Bechara Nader, e fica no cargo até dezembro de 2024, quando encerra seu quarto mandato à frente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A solenidade de posse foi realizada nesta quarta-feira (12), no Auditório JK, da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, e contou com presença de diversas autoridades.
Ao recordar a fundação do CNPG em 1981, Gonet ressaltou o papel do Conselho na defesa dos interesses comuns – institucionais e de membros – perante os três Poderes e diante dos segmentos mais relevantes da sociedade civil. Segundo ele, o CNPG chega a este momento unido e com “formidável disposição para o acerto de diferenças e agregação de propósitos”. Nesse sentido, homenageou o trabalho desenvolvido por Cesar Bechara Nadre Mattar Junior, que presidiu o CNPG no último biênio com abertura ao diálogo e eficiência.
Sobre a nova presidência, demonstrou a certeza de continuidade do trabalho. “Temos o conforto de contar, nos próximos dois anos, com os mais elevados predicados de cidadão exemplar, de profissional de talento consumado e sobretudo de humanista engajado nas causas do bem”, comentou. E ressaltou que, desde 1990, Jarbas Soares contribui com o MPMG com seu “espírito público, talento e liderança”.
Para o novo presidente do CNPG, o momento é de reflexão para um novo futuro: “Aprendemos fazendo, acertando e errando. O MP precisa agora se repensar para alcançar mais resultados que processos, mais soluções do que ações”, pontuou Jarbas Soares.
Também participaram da mesa de honra o presidente do Congresso e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o presidente eleito do Superior do Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Alberto França, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio José Sousa Bonfim. A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo, Executivo e do Ministério Público.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF