Geral
9 de Outubro de 2025 às 19h5
PGR destaca atuação do ministro Barroso na defesa da Constituição e para o fortalecimento da democracia
Ministro Luís Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria na sessão plenária desta quinta-feira (9)
Foto: Luiz Silveira/STF
O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, reafirmou a importância da contribuição do ministro Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal (STF), para a defesa da Constituição e da democracia brasileira, na sessão do Plenário desta quinta-feira (9). Barroso anunciou sua aposentadoria do cargo de ministro, que ocupa desde 2013. “Todos encontramos consolo no fato de que, se perdemos o magistrado, o país continuará a contar com o jurista sempre culto, sempre aberto ao diálogo e sempre em busca do justo e do certo”, disse Gonet.
Formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Barroso é mestre pela Universidade Yale e doutor pela UERJ, tendo realizado estudos de pós-doutorado na Harvard Law School. Nos últimos dois anos, ele exerceu a Presidência do STF, com mandato encerrado em 29 de setembro. Ao se despedir, Barroso afirmou que não guarda arrependimentos, tristezas ou mágoas, apesar dos elevados custos pessoais decorrentes do trabalho no Supremo. Ele reafirmou a crença na educação, inclusive e sobretudo na educação pública para quem precisa. “O Brasil me deu tudo o que eu tenho, muito além do que sonhei quando tudo começou”, disse.
Luís Roberto Barroso agradeceu pessoalmente a cada um dos ministros, reiterando a admiração pelos colegas que, segundo ele, o acompanharam na tarefa de defender a Constituição “com o pluralismo próprio das sociedades abertas”. “Deixo o Tribunal com a consciência tranquila de quem cumpriu a missão de sua vida”, concluiu, para desejar que o STF continue sendo o guardião da Constituição e um dos protagonistas na garantia de estabilidade da democracia e das instituições brasileiras.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF