Direitos do Cidadão
25 de Fevereiro de 2025 às 12h50
PFDC realiza seminário para celebrar o Dia Internacional da Mulher
Seminário e exposição na PGR, em 18 de março, vão destacar a luta das mulheres por seus direitos e contra a violência de gênero
Arte: Comunicação MPF
Com o intuito de promover a igualdade de gênero, a valorização das conquistas das mulheres ao longo da história e a reflexão sobre os desafios que ainda enfrentam na sociedade atual, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), promoverá o seminário “Vozes de Mulheres”. O evento acontecerá em formato híbrido – presencial e virtualmente – na sede da Procuradoria-Geral da República, em 18 de março, a partir das 14h. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
O seminário, que também será transmitido no Canal do MPF no YouTube, será uma oportunidade para promover o diálogo, compartilhar experiências e fortalecer ações que contribuam para uma sociedade mais inclusiva. Na oportunidade, serão debatidos temas voltados às leis de proteção da mulher, ao mercado de trabalho, e à participação feminina na política. O público-alvo são os membros e servidores do Ministério Público Federal, terceirizados e a sociedade em geral. Para participar, o público externo deve se inscrever pelo Sympla e o público interno, pelo Hórus.
Como palestrantes, o evento traz a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Jaú (SP), Cândida Magalhães, a Promotora de Justiça Dulcerita Soares, a Assessora de Inclusão e Diversidade do TSE, Samara Pataxó, e a juíza do trabalho e auxiliar da Presidência Conselho Nacional de Justiça, Wanessa Mendes de Araújo. O debate será mediado pela coordenadora do Grupo de Trabalho Igualdade de Gênero da PFDC, Márcia Morgado, e pela coordenadora do Grupo de Trabalho da Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Vice-Procuradoria-Geral Eleitoral, Raquel Branquinho. Também estarão presentes na abertura a Diretora de Juventude e membro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, Maria das Neves Sá de Macedo Filha, a Diretora de Projetos Especiais da Safernet, Juliana Cunha, e a procuradora federal dos Direitos do Cidadão adjunta, Ana Padilha.
Exposição – Para a mesma data, 18 de março, está previsto o lançamento, às 17 horas, da exposição “Mulheres invisibilizadas” no Memorial do Ministério Público Federal, localizado na sede da PGR, em Brasília. A mostra traz à tona nomes e histórias de mulheres brasileiras que tiveram grande impacto na sociedade, mas que foram esquecidas pela história oficial.
O levantamento busca lançar luz ao apagamento histórico dessas mulheres. A intenção é valorizar suas contribuições em áreas como política, ciência, ativismo social, teatro e música, entre outras.
Serviço
Seminário Vozes de Mulheres
Data: 18 de março, das 14h às 16h30
Inscrições: pelo Sympla (público externo) e pelo Hórus (servidores do MPF)
Local: Auditório do CSMPF, Procuradoria-Geral da República, Brasília
Transmissão: Canal do MPF no YouTube
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF