Pelo segundo ano consecutivo, MPF abraça o Outubro Roxo em alusão à campanha sobre a Síndrome de Rett — Procuradoria da República no Piauí

0
12

Geral

10 de Outubro de 2025 às 15h23

Pelo segundo ano consecutivo, MPF abraça o Outubro Roxo em alusão à campanha sobre a Síndrome de Rett

Sede do órgão em Teresina (PI) ficará iluminada de 12 a 18 deste mês

Registro do edifício sede da Procuradoria da República no estado do Piauí iluminado em apoio à campanha do Outubro Roxo de conscientização sobre a Síndrome de Rett.


Foto: Alessandra Fontenele

O Ministério Público Federal (MPF), no Piauí, abraça mais uma vez a Campanha do Outubro Roxo dedicada à conscientização sobre a Síndrome de Rett, seus sintomas, tratamentos e os desafios. De 12 a 18 deste mês, a sede do órgão em Teresina (PI) ficará iluminada para dar visibilidade à campanha promovida pela Associação Brasileira de Síndrome de Rett (Abre-Te).

Neste ano, a Campanha Outubro Roxo 2025 traz como tema “Sou único, assim como você”. O slogan reforça que, mesmo diante das limitações impostas pela síndrome, cada pessoa tem valor, dignidade e um lugar único na sociedade. A presidente da Abre-Te, Denise Antonia Marinho Trindade, ressalta que a campanha busca construir uma rede de apoio por meio da adesão de várias instituições como o MPF com a finalidade de promover informação, empatia e inclusão.

Mas o que é a Síndrome de Rett? – Denise Trindade explica que a Síndrome de Rett é uma severa desordem do neurodesenvolvimento, na maioria das vezes causada por mutação no gene MECP2. A prevalência da Síndrome de Rett é de uma em cada 10.000-20.000 pessoas do sexo feminino.

Embora rara, a Síndrome de Rett é a segunda principal causa genética de deficiência intelectual em meninas. Apesar desse dado significativo, ainda há muito desconhecimento sobre a síndrome e sobre as pesquisas em andamento. As manifestações clínicas são multissistêmicas e, geralmente, complexas e graves, o que exige, além de conhecimento sobre essa desordem do neurodesenvolvimento, muita observação e articulação entre os profissionais de atenção primária à saúde com profissionais de diversas especialidades médicas. Apesar de ter maior incidência em meninas, existem meninos com Rett.

Sintomas – A pessoa com Rett normalmente não é capaz de falar e ter uso funcional das mãos e são dependentes de atenção 24 horas por dia. Comumente são incapazes de andar, apresentam epilepsia, problemas gastrointestinais, respiratórios, deficiências motoras, escoliose e osteopenia. Todos estes aspectos podem afetar profundamente sua qualidade de vida. Para obter mais informações, acesse o site da Abre-te.

Como ser um apoiador da Campanha – A Abre-Te ressalta que há muitas formas de apoiar o Mês de Conscientização sobre a Síndrome de Rett: vestir roxo; colocar luzes roxas; participar dos eventos de conscientização e de programas de conscientização locais e centrais, oficinas e campanhas sociais; doar para associações que apoiem os pacientes com a Síndrome de Rett; espalhar informações sobre a Síndrome: compartilhar fotos, vídeos e outras informações sobre a síndrome de Rett nas redes sociais e em sua comunidade.

Sobre a Abre-te – A Associação Brasileira de Síndrome de Rett é sediada em São Paulo, mas atua em âmbito nacional através dos Núcleos de Apoio e Orientação a Famílias (NAOF), liderados por voluntários, na sua maioria familiares de pessoas afetadas pela síndrome. Atua na promoção da saúde, aprendizagem e exercício de cidadania para indivíduos com a Síndrome de Rett em todo o território nacional, para que possam ser incluídos na sociedade com o respeito que suas diferenças merecem, subsidiando suas famílias com acolhimento e divulgação de conhecimentos.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925
www.mpf.mp.br/pi
facebook.com@MPFederal
instagram@MPF_oficial

Fonte MPF