Comunidades Tradicionais
31 de Maio de 2024 às 9h55
Palestras sobre impactos das energias renováveis agora disponíveis em vídeos separados no YouTube
Assista às palestras individuais no canal @MPFPB
Arte: Comunicação MPF
O Ministério Público Federal (MPF) disponibilizou os vídeos individuais das palestras realizadas no curso ‘Impactos das Energias Eólica e Solar sobre as Comunidades Tradicionais e Quilombolas’. Esses vídeos já estão disponíveis no canal @MPFPB no YouTube, organizados na lista de reprodução intitulada ‘Palestras sobre impactos das energias renováveis nas comunidades tradicionais e quilombolas”.
O evento, que ocorreu em 9 e 10 de maio deste ano, reuniu membros do MPF de diversos estados do Nordeste, promotores de Justiça, defensores públicos e representantes de universidades, instituições e entidades ligadas à temática, organizações, movimentos sociais e comunidades locais afetadas pelos empreendimentos de energia renovável.
O curso foi promovido pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR/MPF) em parceria com a unidade do MPF na Paraíba. A formatação do curso teve a expertise acadêmica de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do grupo de pesquisa Dom Quixote, que atua no impacto jurídico, econômico, ambiental e social das energias renováveis.
O objetivo da formação foi aprofundar o conhecimento sobre os impactos das energias eólica e solar nas comunidades tradicionais e quilombolas. Durante os dois dias de evento, especialistas compartilharam dados relevantes e discutiram estratégias para mitigar os efeitos desses empreendimentos. Além disso, integrantes de comunidades afetadas pelas usinas de energias renováveis também compartilharam suas experiências e enfatizaram a necessidade urgente de medidas efetivas e assistência.
Francisca Zuíla dos Santos, representante da comunidade quilombola de Pitombeira, em Várzea, Sertão da Paraíba, levantou questionamentos sobre o destino das informações coletadas acerca dos danos causados pela instalação de um complexo eólico solar no município vizinho de Santa Luzia. Durante a última mesa do curso, Zuíla relatou diversos impactos sofridos pela comunidade, incluindo explosões que racharam casas e cisternas, doenças provocadas pela poeira, contaminação de riacho que resultou na morte de peixes, e a invasão de animais silvestres fugindo das usinas de energia renovável. “O que vai ser feito com todas essas informações?”, indagou a quilombola. “O que é que vai acontecer com todas as informações que vocês têm, e com as dores que nós sentimos?”, ela questionou mais uma vez, destacando a preocupação com as consequências dos projetos de energia na região.
O procurador da República José Godoy, anfitrião do curso, destacou a importância do evento e reforçou a expectativa de resultados práticos e aplicações do conhecimento adquirido pelos participantes: “As palestras trouxeram dados realmente impactantes e proporcionaram uma troca valiosa de conhecimentos entre os participantes”, avaliou. “Esperamos que todo o conhecimento compartilhado durante o curso se traduza em ações concretas para proteger as comunidades tradicionais e quilombolas. A conscientização gerada aqui deve se refletir em políticas públicas mais eficazes e na promoção de um desenvolvimento sustentável”, asseriu.
Você pode acessar os vídeos das palestras diretamente no canal @MPFPB no YouTube e acompanhar as discussões sobre os desafios e oportunidades relacionados às energias renováveis e suas implicações sociais e ambientais.
Acesse AQUI a lista de reprodução com os cortes.
Link para a íntegra dos slides das palestras: https://novoportal.mpf.mp.br/mpf/atuacao-tematica/ccr6/eventos
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB
Fonte MPF