Pacto Contra a Desinformação – Campanha destaca a contribuição dos mesários para a defesa da democracia — Procuradoria da República em Sergipe

0
63

Eleitoral

21 de Junho de 2024 às 16h55

Pacto Contra a Desinformação – Campanha destaca a contribuição dos mesários para a defesa da democracia

Vídeo destaca as funções das mesárias e dos mesários, que são peças fundamentais e contribuem significativamente para a defesa da Democracia

Audiodescrição: à direita da imagem, o texto "todo mundo tem um talento especial para ser mesário ou mesária". No lado esquerdo um homem usando cadeira de rodas, atrás dele outro homem e duas mulheres.


Imagem – TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) e as instituições aderentes ao Pacto Contra a Desinformação prepararam um vídeo para divulgar a campanha sobre mesárias e mesários voluntários. A peça é parte do cronograma de publicações do Pacto, que deve se estender até o dia das Eleições 2024.

As instituições participantes são: Ministério Público Federal, Ministério Público de Sergipe, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, Polícia Federal, Associação dos Magistrados de Sergipe, Procuradoria-Geral do Estado, as Defensorias Públicas de Sergipe e da União, e rede Xodó de rádio.

O vídeo destaca as funções das mesárias e dos mesários, que são peças fundamentais e contribuem significativamente para a defesa da Democracia. Além de preservar a urna eletrônica e garantir o direito ao voto, atuam nas seções eleitorais como presidentes, secretários e primeiros e segundos mesários.

A ação também elenca alguns dos benefícios de ser mesária ou mesário. Quem atua nessa função durante as eleições pode: utilizar os dias trabalhados como horas complementares nos cursos universitários, em faculdades conveniadas; ter vantagem para desempate em concursos públicos, caso essa opção esteja disposta no edital; receber auxílio-alimentação de 60 reais por turno e, a cada dia trabalhado na Justiça Eleitoral, ter dois dias de folga, sem perder o salário ou outras vantagens.

Para ser voluntária ou voluntário, preencha o formulário disponível no site do TRE-SE, na aba “Serviços Eleitorais”, na opção “Voluntárias e voluntários da Justiça Eleitoral”. Você também pode se cadastrar pelo aplicativo e-Título, informando o número do título ou do CPF, nome completo, data de nascimento e os nomes dos pais. Acesse o Canal do Mesário para mais informações.

Fique ligada(o) nas redes sociais do TRE-SE e das entidades participantes do Pacto para conhecer mais das etapas do processo eleitoral. Contribua com a defesa da Democracia, não compartilhe informações falsas!

Clique nos links a seguir para assistir: Instagram, TikTok e YouTube

Conheça outras campanhas do Pacto:

Pacto Contra a Desinformação promove conhecimento sobre urnas eletrônicas

Pacto Contra a Desinformação lança nova campanha de esclarecimento

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe



Fonte MPF