Meio Ambiente
6 de Junho de 2024 às 11h20
Operação conjunta do MPF e PF apreende 23 mil toneladas de minério por suspeita de extração ilegal no Pará
Apreensão de manganês ocorreu nesta quarta-feira (5), após determinação da Justiça Federal
Foto: Polícia Federal
Em operação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF) apreendeu, nesta quarta-feira (5), em São Luís (MA), aproximadamente 23 mil toneladas de manganês, por suspeita de o minério ter sido extraído de forma ilegal no Pará. Avaliada em quase R$ 30 milhões, a carga foi apreendida no Porto do Itaqui, de onde seria transportada para a China.
A suspeita da equipe de investigação é a de que, após a retirada do manganês de áreas não autorizadas, houve a chamada “lavagem” ou “esquentamento” do minério, ou seja: documentações foram fraudadas para simular que a extração ocorreu em área licenciada.
As investigações anteriores à operação de busca e apreensão já reuniram mais de 700 notas fiscais de venda de minério, todas referentes à mesma área. No entanto, não foram identificados sinais de extração mineral no local indicado nas notas.
A operação, batizada de Dólos, foi autorizada pela Justiça Federal em Marabá (PA). O MPF emitiu parecer favorável à realização da busca e apreensão.
Segundo o MPF, a realização da operação era imprescindível para evitar a evasão ou ocultação de provas para a investigação, que busca confirmar a ocorrência e identificar as pessoas culpadas por crimes tributários, ambientais, contra a União e falsidade documental.
Com informações da PF
Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Para mais informações:
Fonte MPF