Meio Ambiente
21 de Agosto de 2024 às 16h20
Oficina promovida pelo MPF debate medidas para o enfrentamento da crise climática
Evento será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Youtube
Arte: Comunicação/MPF
Com o intuito de debater medidas e ações estratégicas para enfrentar as mudanças climáticas no Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) realiza, nos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília, a oficina “Emergências Climáticas”. O evento reunirá membros do MPF, acadêmicos, entidades da sociedade civil e especialistas do setor público. A iniciativa é fruto de parceria entre as Câmaras de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR), de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR) e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). Todas as discussões podem ser acompanhadas ao vivo pelo Canal do MPF no Youtube.
Dividida em painéis e mesas de debate, a oficina abordará temas como as necessidades de adaptação e medidas concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas, avisos meteorológicos, pontos de controle hidrológico e os desafios enfrentados, a crise climática e a questão da potencial inutilidade ou até mesmo prejudicialidade do modelo para sua mitigação, a relação entre crédito carbono, os povos indígenas e as comunidades tradicionais, e o racismo ambiental. Confira a programação completa.
Para a coordenadora da Câmara Ambiental do MPF, Luiza Frischeisen, discutir políticas para o enfrentamento da crise climática global exige urgência. “É dever do Ministério Público e de toda a sociedade colocar esse tema em evidência para que possamos pensar medidas legislativas e regulatórias eficazes, assegurando a conformidade com os compromissos internacionais e a proteção dos direitos fundamentais relacionados ao meio ambiente”, destacou.
SERVIÇO
Oficina Emergências Climáticas
27/8, a partir de 14h [Acompanhe aqui]
28/8, a partir das 9h [Acompanhe aqui]
Transmissão pelo Canal do MPF no YouTube
Íntegra da Programação
Fonte MPF