Direitos do Cidadão e Meio Ambiente
13 de Janeiro de 2026 às 16h52
Nova UBS em Curvelo (MG) amplia acesso à saúde por meio de reparação do caso Brumadinho
Unidade de saúde foi construída com recursos do acordo firmado entre Vale, MPF e outros órgãos

Foto: Ascom Seplag MG
O Ministério Público Federal (MPF) e as demais instituições de Justiça que integram o acordo de reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho entregaram, na última segunda-feira (12), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Edson Paulo de Souza, em Curvelo (MG).
A construção da unidade faz parte do Acordo Judicial assinado em 2021 entre o MPF, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública (DPMG), o Governo de Minas Gerais e a mineradora Vale. O objetivo é mitigar os danos sociais e econômicos causados pelo desastre de 2019, convertendo os recursos da reparação em benefícios diretos para a qualidade de vida das comunidades atingidas. No total, o acordo contempla R$ 334,9 milhões em investimentos para Curvelo, abrangendo também projetos de saneamento básico e infraestrutura urbana.
Localizada no bairro Guimarães Rosa, a nova unidade de saúde fortalece a rede de atenção primária e foi viabilizada para garantir atendimento médico humanizado e próximo das residências da população. A obra foi executada pela prefeitura municipal a partir de prioridades elencadas pelos próprios cidadãos em consulta popular.
Para o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva, “a UBS Edson Paulo de Souza, que homenageia um curvelano, traz dignidade médica, em especial para gestantes, e odontológica para os moradores do Bairro Guimarães Rosa. Junto com futuras melhorias no Parque Municipal da Biquinha, a UBS permitirá à Prefeitura municipal que uma área antes muito carente do município tenha melhoras significativas em pouco tempo. É a realização do sonho do senhor João Sabino, fundador da associação de moradores da área em 1993, e que representa tudo que os compromitentes do acordo de Brumadinho buscam: reparação direta para os atingidos pela tragédia e incremento das suas condições de vida conforme seus anseios e necessidades”.
Cuidado Integral e Serviços – A unidade tem capacidade para beneficiar cerca de 8 mil moradores dos bairros Bandeirantes I e II, Guimarães Rosa, Lúcio Cardoso e São Geraldo. Esta é a primeira de quatro novas unidades de saúde previstas para o município, que somam um investimento total de R$ 23,9 milhões. As demais UBSs serão construídas nos bairros Jardim América, Angueretá e Bela Vista, ampliando a cobertura de saúde em diferentes regiões da cidade.
O local conta com duas equipes completas de Saúde da Família — formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários — além de uma equipe de saúde bucal e profissionais responsáveis pela sala de vacinação.
A população também dispõe de suporte multiprofissional, com acesso a assistentes sociais, fisioterapeutas, ginecologistas, pediatras, fonoaudiólogos e psicólogos. Esse modelo de atendimento busca oferecer um cuidado interdisciplinar, tratando a saúde de forma integral dentro da própria comunidade.
* Com informações do Comitê Pro Brumadinho e da Prefeitura de Curvelo
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br
Fonte MPF


