Geral
21 de Novembro de 2024 às 11h1
Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Azcona
Religioso foi reconhecido internacionalmente pela sua luta pelos direitos humanos
Arte: Comunicação/MPF
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará manifesta profundo pesar pelo falecimento de Dom José Luis Azcona Hermoso, Bispo Emérito da Prelazia do Marajó, ocorrido nesta quarta-feira (20).
Dom Azcona dedicou sua vida à proteção dos mais vulneráveis no arquipélago do Marajó, tornando-se um símbolo da luta pelos direitos humanos, em especial contra as desigualdades sociais e o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Sua atuação o tornou reconhecido internacionalmente, trazendo à tona uma realidade alarmante que antes era silenciada.
Por sua atuação corajosa, recebeu ameaças de morte, mas nunca se calou diante da injustiça. “Eu sou consciente de que podem me matar, mas eu não posso tolerar mais que esse fenômeno tão triste aconteça diante da minha cara”, afirmou em 2015.
O MPF reconhece e agradece a inestimável contribuição de Dom Azcona na defesa dos direitos humanos e na luta por justiça social. Seu legado de coragem, compaixão e compromisso com a verdade continuará a inspirar a todos que lutam por um mundo mais justo e fraterno.
Que sua memória seja um farol a guiar nossos passos na construção de uma sociedade onde a dignidade humana seja respeitada e protegida.
Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa em dias úteis: prpa-ascom@mpf.mp.br
Atendimento à imprensa aos finais de semana e feriados WhatsApp (91) 98402-2708
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos
Mais informações:
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
instagram.com/mpf.pa
mpf.mp.br/pa/youtube
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf
facebook.com/MPFederal
linkedin.com/company/mpf-oficial
Fonte MPF