Nota de pesar pelo falecimento da procuradora da República em Sergipe Aldirla Pereira de Albuquerque — Procuradoria-Geral da República

0
21

Geral

15 de Abril de 2025 às 12h35

Nota de pesar pelo falecimento da procuradora da República em Sergipe Aldirla Pereira de Albuquerque

PGR e Procuradoria da República em Sergipe decretaram luto oficial de três dias

Imagem com fundo preto e letras brancas onde está escrito Nota de pesar


Arte: Comunicação do MPF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e os integrantes de seu gabinete – Hindenburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho (vice-PGR) e Alexandre Espinosa (vice-procurador-geral eleitoral) – receberam, com profundo pesar, a notícia da perda precoce da procuradora da República Aldirla Pereira de Albuquerque, nesta segunda-feira (14). A trajetória da procuradora na instituição era traçada com compromisso, ética e dedicação nas áreas eleitoral e de tutela coletiva. O vice-PGR assinou portaria para decretar luto oficial de três dias. 

Sergipana, Aldirla Pereira de Albuquerque ingressou no Ministério Público Federal em 2013 e atuou nos estados de Tocantins, Alagoas e Sergipe. Como integrante da Procuradoria da República em Sergipe desde 2020, Aldirla foi procuradora-chefe substituta da unidade, procuradora regional dos Direitos do Cidadão substituta, coordenadora da Tutela Coletiva e atualmente exercia o cargo de procuradora regional eleitoral. Antes de ingressar no MPF, Aldirla Albuquerque foi promotora de Justiça no Tocantins e Defensora Pública no Estado de Sergipe.

Atuação notável – O coordenador da Câmara Criminal  do MPF (2CCR), Francisco de Assis Vieira Sanseverino, também manifestou pesar e prestou condolências aos familiares e amigos da procuradora, em nome de todo o Colegiado. O subprocurador-geral da República destaca que, além de todos os trabalhos relevantes que desempenhou por onde passou no MPF, Aldirla foi uma das primeiras mulheres a integrar o Grupo de Apoio do Tribunal do Júri da 2CCR (GATJ), com atuação em julgamentos de grande repercussão, como da Chacina de Unaí e do caso Genivaldo.

A Procuradoria da República em Sergipe também decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente nesta terça, 15 de abril, em virtude do falecimento de sua integrante. O velório de Aldirla Albuquerque está sendo realizado hoje, na sede do MPF no estado. O sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju.

Luto oficial – Com a decretação do luto oficial, as unidades do Ministério Público Federal devem realizar o hasteamento da bandeira do Brasil em meio mastro, assim como a respectiva bandeira estadual ou distrital e a do Ministério Público brasileiro.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF