No Pará, pedidos de inclusão de nomes de etnias em sobrenomes de indígenas marcam evento promovido por MPF e Funai — Procuradoria da República no Pará

0
42

Indígenas

23 de Julho de 2024 às 12h51

No Pará, pedidos de inclusão de nomes de etnias em sobrenomes de indígenas marcam evento promovido por MPF e Funai

Acesso a Direitos nos Territórios foi realizado na semana passada, para atendimento a indígenas Apiaká e Munduruku

A foto mostra quatro pessoas sentadas em cadeiras, formando um círculo, em reunião em sala de aula. A pessoa à esquerda está usando óculos e uma camiseta azul escura com as palavras "ACESSO A DIREITOS NOS TERRITÓRIOS" impressas nas costas. Ela trabalha em um laptop. Ao lado, um homem de camiseta azul claro e calça jeans está olhando para frente. Ao fundo, outro homem, vestindo uma camiseta preta com um colar colorido e calça bege, observa a mulher à direita, que gesticula com as mãos e usa um vestido colorido. As paredes da sala são azuis, com uma lousa branca ao fundo.


Fotos: MPF

O interesse de indígenas Apiaká e Munduruku em incluir os nomes de suas etnias em seus sobrenomes fez com que as principais demandas da primeira edição do evento Acesso a Direitos nos Territórios, realizado na semana passada na comunidade Pimental, em Trairão (PA), fossem as solicitações para emissão de segunda via de certidões de nascimento e de casamento.

O mutirão para oferecer acesso a direitos a indígenas da região do Médio Tapajós, no sudoeste do estado, foi realizado entre os dias 16 e 18, sob a coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com o apoio de diversas instituições públicas e cartórios.

A liderança indígena Irleuza Apiaká considerou o evento um marco histórico e destacou que há oito anos a comunidade aguardava por um atendimento com essa amplitude. Foram realizados cerca de 160 atendimentos jurídicos pelo MPF, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e Defensoria Pública da União (DPU), além de atendimentos realizados por outras instituições.

A procuradora da República Thaís Medeiros da Costa reforçou que o evento foi de grande importância para a concretização de direitos indígenas e agradeceu a colaboração de todas as instituições que aceitaram os convites do MPF e da Funai para participar da ação.

Além de MPF, Funai, MPPA e DPU, participaram as seguintes instituições: Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Estadual de Justiça, Secretaria Estadual dos Povos Indígenas, municípios de Trairão e Itaituba, cartórios de registro civil de Trairão e Itaituba e Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós, da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Ministério Público Federal no Pará

Assessoria de Comunicação

Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos 

Para mais informações:

Fonte MPF