No Dia Internacional Contra a Corrupção, Rede de Controle do Piauí enfatiza a importância do trabalho em parceria com a população em blitz educativa — Procuradoria da República no Piauí

0
65

Combate à Corrupção

10 de Dezembro de 2024 às 16h30

No Dia Internacional Contra a Corrupção, Rede de Controle do Piauí enfatiza a importância do trabalho em parceria com a população em blitz educativa

Um dos objetivos da ação foi sensibilizar a sociedade para que ela atue em parceria com os órgãos de controle

Registro dos participantes da Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí no evento alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção, edição 2024. Os integrantes estão de pé, lado a lado, em frente ao prédio do Ministério Público Federal em Teresina (PI). A maioria, usa uma camisa personalizada para o evento. Existem também policiais fardados e agentes do MPF.


Foto: Ascom MPF/PI

Na manhã de segunda-feira (9), os dezessete órgãos que formam a Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí realizaram atos em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção. A programação foi realizada na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Teresina (PI). A primeira ação foi uma blitz educativa que aconteceu às 07h30 da manhã na avenida João XXIII. Em seguida, foi realizado um balanço das ações da Rede no Piauí em 2024, além de palestras que trouxeram discussões importantes no âmbito do enfrentamento à corrupção.

Para a coordenadora Executiva da Rede de Controle no Piauí, Luana Campelo, o saldo da blitz foi positivo. “Nesse evento contamos com a participação de vários colegas das instituições que compõem a Rede, abordamos vários motoristas, entregamos o material educativo que nós promovemos para essa campanha. Sabemos que no nosso cotidiano muitas vezes a gente escuta falar a palavra corrupção, então hoje é dia de enfatizar a importância desse tema na nossa sociedade, do enfrentamento à corrupção e conscientizar, engajar a sociedade, gerar consciência, sensibilizar para que ela atue em parceria com os órgãos de controle por meio da participação ativa”, destacou.

A coordenadora acrescentou que os órgãos têm trabalhado no monitoramento e acompanhamento da execução das políticas públicas, além da aplicação dos recursos repassados aos municípios, para poder identificar situações irregulares, entre elas a corrupção na gestão pública.

Também presente no evento, o coordenador Adjunto da Rede, o procurador da República Israel Gonçalves, ressaltou que o principal intuito da programação é deixar claro para a população a importância que cada um tem no combate à corrupção.

“Sabemos que é impossível aos órgãos de controle fiscalizar tudo, então é necessário que a gente tenha um farol nos iluminando onde devemos colocar a nossa energia. A população, que é a principal beneficiária do nosso serviço, também é esse principal farol para nos indicar onde a gente deve colocar as nossas forças fiscalizadoras, então, por isso que a gente procura fortalecer essa parceria com a sociedade, não só porque o retorno vai para ela, mas porque ela é também importante para que consigamos concluir a nossa missão”, enfatizou.

Ainda conforme o procurador da República, sem a participação efetiva da população, a atuação da Rede não é tão eficiente. Por isso a necessidade de fortalecer a transparência, porque através dela a população vai ter acesso aos dados de investimento público em obras e programas.

Programação

Além da blitz educativa, a programação contou com palestras que discutiram temas alusivos ao combate à corrupção, incluindo uma prestação de contas das ações da Rede no Piauí no ano de 2024. O evento também teve participação da Força Tarefa Popular do Piauí, que apresentou ações e trouxe sugestões.

Fonte: Ascom CGU (PI)

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925
www.mpf.mp.br/pi
facebook.com@MPFederal
instagram@MPF_oficial

Fonte MPF