Direitos do Cidadão
22 de Julho de 2024 às 18h51
MPF visita Cruzeiro do Sul, Estrela, Nova Petrópolis, Gramado, São Leopoldo e Novo Hamburgo com Caravana de Direitos no RS
Confira a programação para a semana de 22 a 26 de julho
Foto: Divulgação MPF
Equipes do Ministério Público Federal (MPF) acompanharão a Caravana de Direitos na Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul para atendimentos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Estrela, Nova Petrópolis, Gramado, São Leopoldo e Novo Hamburgo de 22 a 26 de julho.
Na última semana, servidores do MPF, das procuradorias da República em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, estiveram unidos à Caravana em Lajeado, Canoas, Santa Cruz do Sul e Sinimbu.
“A procura pelos serviços ofertados em Sinimbu foi elevada”, relatou José Luís Schuck, que trabalha no MPF em Santa Cruz do Sul. Lisane Berlato, que integra a equipe da Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF em Porto Alegre, informou que foram realizados mais de cem atendimentos diários em Lajeado. Ela contou o auxílio do colega Vagner Batista, do Escritório de Representação em Lajeado. Já Ana Maria Borges, servidora da Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada em Porto Alegre, representou o MPF nos atendimentos em Canoas.
Próximas visitas – Em Cruzeiro do Sul, os atendimentos irão ocorrer na antiga CasaTok, na Rua General Neto, 240. Os atendimentos serão na segunda e na terça-feira (22 e 23), das 11h às 17h, com a presença do MPF.
Em Estrela, o público deve procurar pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Rua João Aldino Keller, 27, no bairro Indústrias. Na quarta e na quinta-feira (24 e 25), o funcionamento será das 10h às 17h; e na sexta (26), das 9h às 15h. O MPF estará presente no local nos três dias.
Em Nova Petrópolis, foi reservado o espaço da Sociedade Tiro ao Alvo Nova Petrópolis, na Rua Duque de Caxias, 136. O MPF estará presente na segunda (22), das 11h às 17h; e na terça e na quarta-feira (23 e 24), das 9h às 17h.
Em Gramado, os atendimentos ocorrerão somente na quinta-feira (25), das 9h às 17h. Procure pelo posto do MPF no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, na Rua Côrte Real, 235, no bairro Piratini.
No município de São Leopoldo, os atendimentos serão no Galpão Crioulo do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, na Rua Pres. João Goulart, 139, no Morro do Espelho. Os atendimentos serão de segunda a quarta-feira (22 a 24), das 9h às 17h, com a participação do MPF.
Em Novo Hamburgo, a Caravana, também com a presença do MPF, atenderá na quinta e na sexta-feira (25 e 26), na Praça da Juventude, na Rua Honduras, 150, no bairro Santo Afonso. Os atendimentos serão das 9h às 17h.
Caravana de Direitos – Iniciativa conjunta da Defensoria Pública da União (DPU) e da Advocacia-Geral da União (AGU), a Caravana de Direitos é uma ação itinerante com a colaboração de mais de 20 órgãos, entre eles o MPF, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas em situação de rua e comunidades indígenas e quilombolas atingidas pelas enchentes de maio. A ideia é visitar 111 municípios até outubro.
Entre os atendimentos prioritários, o MPF receberá denúncias, prestará informações sobre procedimentos em andamento e informações sobre os auxílios de reconstrução destinados às pessoas atingidas pelas enchentes.
O MPF também disponibilizará atendimento acessível em Libras por meio do WhatsApp (51) 9150-1042, para todas as localidades.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS
Fonte MPF