MPF toma posse no Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas — Procuradoria da República em Alagoas

0
78

Meio Ambiente

27 de Maio de 2024 às 8h40

MPF toma posse no Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas

Iniciativa pioneira da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos busca políticas públicas de resiliência climática para Alagoas

Adaptação da logo para a iniciativa pioneira da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídrico com logo do MPF


MPF é um dos membros do Fórum pioneiro de iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Na manhã da última sexta-feira (24), o Ministério Público Federal (MPF) oficializou sua participação no Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas (FAMC), em uma cerimônia de posse que contou com a presença de representantes da sociedade civil, do setor produtivo e do governo. O FAMC é uma iniciativa pioneira da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), para enfrentar as mudanças climáticas em Alagoas, reunindo diversas vozes e conhecimentos para construir um futuro sustentável e resiliente no estado.

Representando o MPF, os procuradores da República Juliana Câmara e Lucas Horta (representado na posse pelo assessor jurídico Gustavo Vivanco), do núcleo de meio ambiente do MPF em Alagoas, passam a integrar o Fórum, respectivamente como titular e suplente. Eles participarão das discussões essenciais sobre mudanças climáticas globais e auxiliarão na formulação e implementação de políticas públicas focadas na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e na resiliência das cidades alagoanas.

Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas“O Fórum é uma plataforma estratégica para a criação de diretrizes eficazes e para a conscientização da sociedade sobre os inegáveis efeitos das mudanças climáticas”, afirmou Juliana Câmara. “Estamos honrados em participar desta iniciativa que coloca Alagoas mais uma vez na vanguarda da pauta ambiental.”

O FAMC, criado por decreto em outubro de 2023, tem como missão estruturar o Plano Estadual de Mudanças Climáticas, mobilizar a sociedade e estimular a gestão empresarial sustentável. Além disso, o Fórum passa a contar com especialistas técnicos e científicos que atuarão para fomentar políticas públicas baseadas em evidências e melhores práticas. Entre os participantes, encontram-se técnicos de diversas secretarias estaduais, membros da Defesa Civil, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros.

Fórum Alagoano de Mudanças ClimáticasOs membros da sociedade civil foram eleitos em plenária pouco antes da posse, incluindo representantes de instituições de ensino superior particulares, organizações não-governamentais, setor produtivo, comunidades indígenas e quilombolas.

Entre as atribuições do Fórum estão:

  • Promover discussões para a criação, estruturação e acompanhamento da Política e do Plano Estadual para o Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

  • Elaborar e divulgar o Relatório Estadual de Mudanças Climáticas.

  • Apoiar a obtenção de financiamentos nacionais e internacionais para ações relacionadas às mudanças climáticas.

  • Incentivar mecanismos econômicos e financeiros para a redução de emissões e sequestro de GEE.

  • Conscientizar e mobilizar a sociedade alagoana em relação às mudanças climáticas globais.

  • Facilitar a interação entre sociedade civil e poder público.

  • Estimular o setor empresarial a adotar uma gestão sustentável.

  • Propor medidas para padrões sustentáveis de produção e consumo.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF