MPF seleciona associações e cooperativas de catadores de recicláveis para realizar a coleta de resíduos nos prédios do órgão — Procuradoria da República no Amazonas

0
15

Geral

23 de Abril de 2025 às 18h8

MPF seleciona associações e cooperativas de catadores de recicláveis para realizar a coleta de resíduos nos prédios do órgão

Interessados devem enviar documentação até o dia 5 de maio

A imagem mostra o símbolo de reciclagem cercado por diversos materiais recicláveis, como plástico, metal, vidro, papel e lâmpada.


Imagem: Canva

O Ministério Público Federal (MPF) lançou, no dia 15 de abril, um edital de chamamento público para seleção de associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis aptas a realizarem coleta seletiva dos resíduos produzidos nos prédios do órgão no Amazonas.

De acordo com o Edital de Chamamento Público Nº 01/2025,  os interessados devem apresentar os documentos de habilitação e credenciamento no período de 15 de abril a 5 de maio. 

Poderão participar as associações e cooperativas que possuam a comprovação, mediante estatuto ou contrato social (versão atualizada ou consolidada), de que tenha sido constituída por catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; possuam infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados e apresentem o sistema de rateio entre os associados e cooperados.

Além disso, é necessário que estejam regularmente cadastradas e habilitadas no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir). São necessárias também declarações de inexistência de trabalho escravo, não exploração de trabalho infantojuvenil e não discriminação. 

Documentação –  Para o credenciamento, devem ser apresentados os seguintes documentos:
Documento oficial de identificação (original);
Procuração que, na forma de lei, comprove a outorga de poderes, com firma reconhecida e original ou cópia autenticada do ato constitutivo contrato ou estatuto social. 

Os documentos de habilitação e credenciamento deverão ser encaminhados ao MPF por meio do email ou pelo sistema de peticionamento eletrônico, por meio do link: https://apps.mpf.mp.br/ouvidoria/app/login/.

Os seguintes documentos devem ser apresentados:

Cópia do estatuto ou contrato social (versão atualizada ou consolidada);
Declaração preenchida, conforme o modelo anexo I a o edital;
Documento comprobatório da regularidade do cadastro e habilitação no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos – Sinir (caso o sistema tenha sido implementado perante o Sinir);
Ficha de inscrição preenchida com os dados sobre a associação/cooperativa (Anexo IV). 

Os documentos de habilitação serão analisados e julgados pela Coordenadoria de Administração, por meio da Supervisão de Licitações e Disputas Eletrônicas (SLDE). Após a análise dos documentos, a Coordenadoria Administrativa  decidirá quais associações ou cooperativas participantes foram habilitadas, formalizando sua decisão nos autos do processo administrativo e elaborando uma lista contendo a relação das associações ou cooperativas habilitadas e inabilitadas. A lista com o resultado será divulgada no dia 9 de maio, no Portal da Transparência do MPF. 

Confira:
Edital
Ficha de inscrição
Modelo de declaração

Fonte MPF