MPF sedia evento para tratar da implementação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos — Ministério Público Federal em Mato Grosso

0
8

Meio Ambiente

15 de Maio de 2025 às 14h28

MPF sedia evento para tratar da implementação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos

Iniciativa integra Plano Nacional de Saúde e prevê criação de mecanismos de coleta de dados, acompanhamento de intoxicações e políticas preventivas

Foto mostra um drone pulverizando uma plantação com agrotóxicos


Foto ilustrativa: Herney Gómez/Pixabay

O Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FMTCIA) realiza, no dia 27 de maio, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso, a primeira reunião ordinária de 2025. A entidade vai discutir com gestores de oito municípios mato-grossenses a implementação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) no estado.

A VSPEA é uma estratégia do Ministério da Saúde para monitorar e prevenir danos à saúde em regiões com alto uso de agrotóxicos. Em Mato Grosso, oito cidades foram definidas como prioritárias: Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pedra Preta, Primavera do Leste e Sorriso.

A iniciativa, que integra o Plano Nacional de Saúde (PNS), prevê a criação de mecanismos locais de coleta de dados, acompanhamento de intoxicações e políticas preventivas, especialmente para trabalhadores rurais e comunidades vulneráveis.

O encontro visa alinhar ações entre instituições públicas, universidades e sociedade civil para a fase inicial do projeto. Segundo o procurador da República Gabriel Infante Magalhães Martins, coordenador do Fórum, a VSPEA é “um passo fundamental para reduzir os riscos invisíveis associados ao modelo agrícola atual”. A reunião também abordará desafios como a subnotificação de casos e a integração entre saúde, meio ambiente e agricultura.

A iniciativa reforça a urgência de políticas públicas diante do cenário encontrado em Mato Grosso, maior produtor agrícola do país e um dos estados com maior consumo de agrotóxicos. Detalhes sobre a VSPEA podem ser consultados no portal do Ministério da Saúde.

O Fórum é composto pelo MPF, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual (MPE-MT) e Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de Mato Grosso (Neast/UFMT).

Participação
Interessados podem participar presencialmente – na sede do MPF em Mato Grosso – ou virtualmente, mediante inscrição prévia pelo e-mail prmt-gabprm-caceres-3@mpf.mp.br. O link de acesso será enviado aos inscritos.

Serviço
O quê: 1ª Reunião Ordinária de 2025 do FMTCIA
Quando: 27 de maio de 2025, às 9h (horário de MT)
Onde: MPF em Mato Grosso (Jardim Cuiabá – Office & Flat – Av. Miguel Sutil, nº 1.120, Esquina Rua J. Márcio; Bairro Jardim Primavera) ou online (com inscrição prévia)
Inscrições: prmt-gabprm-caceres-3@mpf.mp.br

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133

Fonte MPF