Geral
17 de Junho de 2024 às 18h55
MPF se une a diversas instituições e órgãos públicos em mutirões da cidadania
Eventos ocorrem nos shoppings Total e Praia de Belas, em Porto Alegre (RS)
Fotos: Comunicação MPF
As duas unidades do Ministério Público Federal (MPF) localizadas em Porto Alegre (RS), Procuradoria da República do Rio Grande do Sul (PR/RS) e Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), mobilizaram equipes para atuarem em dois mutirões em benefício da sociedade, em especial os afetados pelas enchentes de maio. O objetivo é prestar informações sobre demandas judiciais e extrajudiciais de sua atribuição, encaminhar denúncias e auxiliar na consulta aos bancos de dados, registros e sistemas nacionais de informação.
Na tarde desta segunda-feira (17), foi oficialmente aberta a Central da Cidadania, que funcionará das 13h às 18h no estacionamento E2 do Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545, bairro Independência). O primeiro dia foi marcado por grande movimento da população em busca dos mais variados serviços, como acesso gratuito a fornecimento da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação, orientações jurídicas, atendimentos médicos e odontológicos, benefícios federais como Bolsa Família, Seguro Desemprego, entre outros. Também é possível recuperar certidões de nascimento, óbito, casamento e segundas vias de matrículas de imóveis (clique aqui e confira a lista completa).
Diversas autoridades participaram da cerimônia inaugural, que contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, responsável pelo discurso que finalizou o ato. Também falaram a coordenadora do Central Cidadania/PopRuaJud, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Eliana Marinho; o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabricio Peruchin, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Alberto Delgado Neto.
Pelo MPF, prestigiaram o evento a procuradora-chefe da PRR4, Ana Luísa Chiodelli, o procurador-chefe da PRRS, Felipe Müller, o representante da instituição no Central Cidadania/PopRuaJud, procurador regional da República Vitor Hugo Gomes da Cunha, e a procuradora regional da República Maria Emília Corrêa da Costa.
Poucos minutos após o início dos trabalhos, a equipe do MPF, que conta com apoio acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras), ajudou um cidadão que perdeu documentos e precisava encaminhar assuntos na Caixa Econômica Federal, apesar de nenhum dos tópicos ser de sua atribuição (foto acima). Além dos voluntários da PRR4 e da PR/RS, a Procuradoria da República de Santa Catarina deslocou sua unidade móvel e servidores para auxiliar nos atendimentos. O evento segue até o próximo domingo (23), sempre das 13h às 18h.
Mutirão no Praia de Belas – Já no Mutirão da Cidadania do shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181- Praia de Belas, Porto Alegre – foto à direita), o movimento foi intenso desde as 12h – horário de abertura (de segunda a sexta, das 12h às 18h). Assim como no Total, o cidadão explica seu problema em uma triagem e é direcionado para o órgão que poderá ajudá-lo.
Foi o caso de Nilva Munhoz, moradora do bairro Praia de Belas, muito afetado pelas enchentes. Aos 75 anos, conta emocionada que saiu de casa com água praticamente pelo pescoço. Foi até o mutirão em busca do auxílio reconstrução do governo federal. “Não sei como fazer pela internet. E aqui, com todo mundo junto no mesmo local, é uma ótima oportunidade para quem foi atingido e precisa de apoio”, afirmou.
Central da Cidadania
Local: Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545, Bairro Independência), em Porto Alegre – no estacionamento E2
Data: entre 17 e 23 de junho
Horário: das 13h às 18h
Mutirão da Cidadania do Praia de Belas
Local: Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181- Praia de Belas, Porto Alegre) – 1º piso, ao lado da Camicado
Quando: de segunda a sexta
Horário: das 12h às 18h
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 – 2016 – 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Facebook: https://www.facebook.com/MPFPRR4/
Twitter: @mpf_prr4
Fonte MPF