MPF se reúne com Comitê Chico Mendes para discutir impactos de mudanças climáticas e direitos humanos — Procuradoria da República no Acre

0
21

Meio Ambiente

25 de Julho de 2025 às 9h52

MPF se reúne com Comitê Chico Mendes para discutir impactos de mudanças climáticas e direitos humanos

Desafios na educação e memória do Acre foram temas do encontro

Foto mostra cinco mulheres e quatro homens em pé, lado a lado em ambiente interno, posando para a foto. Uma das mulheres e um dos homens seguram uma bandeira verde à frente, com a imagem de Chico Mendes e a expressão Chico Mendes A luta continua.


Foto: Comitê Chico Mendes

O Ministério Público Federal (MPF) participou de reunião com o Comitê Chico Mendes para discutir sobre os desafios e os caminhos da proteção ambiental e social na Amazônia acreana. A reunião foi realizada na última quinta-feira (17), na sede do comitê.

Durante o encontro, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão no Acre Lucas Costa Almeida Dias ouviu os relatos sobre os desafios da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes e dos movimentos sociais com perspectiva amazônica. Dias reforçou o compromisso do MPF com a preservação da memória acreana e também sobre o impacto das mudanças climáticas em grupos minoritários.

Participaram da reunião a defensora e presidenta do Comitê Chico Mendes, Angela Mendes, e a neta de Chico Mendes Angélica Mendes. As duas relataram as especificidades da Resex e a necessidade de pensar em recortes educacionais para os moradores da reserva, inclusive para ensino superior.

Durante a conversa, Lucas Dias falou sobre o fortalecimento da participação da sociedade civil, também na litigância estratégica em direitos humanos, e destacou as atuações do MPF em preservar a memória de Chico Mendes e outros líderes, como Wilson Pinheiro, bem como os impactos que a ditadura civil-militar provocou no Acre.

Assessoria de Comunicação MPF/AC
(68) 3214-1430 / 99238-7258
@mpf_ac

Fonte MPF