MPF reforça presença institucional no interior do estado durante ação Justiça Cidadã no Cerrado — Procuradoria da República no Tocantins

0
22

Direitos do Cidadão e Comunidades Tradicionais

23 de Outubro de 2025 às 15h55

MPF reforça presença institucional no interior do estado durante ação Justiça Cidadã no Cerrado

Ação levou serviços de justiça, saúde e cidadania a comunidades do Jalapão

Logomarca do projeto Justiça Cidadã no Cerrado, da Justiça Federal no Tocantins. A imagem mostra um sol estilizado ao fundo e, em primeiro plano, o símbolo da Justiça Federal acompanhado do texto “Justiça Cidadã no Cerrado – Justiça Federal SJTO


Reprodução SJTO

O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF-TO) participou, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, da ação Justiça Cidadã no Cerrado 2025, realizada no município de Mateiros, na região do Jalapão (TO). A iniciativa, promovida pela Justiça Federal no Tocantins, tem como objetivo levar serviços públicos e garantir o acesso à justiça e à cidadania em áreas mais isoladas do estado.

Durante os três dias de atividades, a população de Mateiros, São Félix e comunidades quilombolas próximas receberam atendimentos jurídicos, previdenciários e de saúde, além de orientações sobre direitos sociais. Também foram distribuídos roupas e itens pessoais doados pela Receita Federal.

O MPF participou de audiências judiciais em processos previdenciários e de atendimentos às comunidades quilombolas, como — como Rio Galhão, Rio Novo, Mumbuca e Carrapato. Segundo o procurador da República Álvaro Manzano , a presença do MPF reforça o compromisso da instituição com o acesso à justiça e com a promoção da cidadania em locais de difícil alcance. “Foram três dias bastante proveitosos para a população da região, especialmente para as comunidades quilombolas. Realizamos atendimentos, ouvimos demandas locais e reforçamos o papel do MPF na defesa dos direitos coletivos e sociais dessas populações”, destacou Manzano.

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Tocantins
(63) 3219-7231 | 99247-8714
prto-ascom@mpf.mp.br | Twitter: @mpf_to
https://saj.mpf.mp.br/

 

Fonte MPF