MPF reforça compromisso socioambiental na 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente de Búzios (RJ) — Procuradoria da República no Rio de Janeiro

0
51

Meio Ambiente

28 de Janeiro de 2025 às 19h25

MPF reforça compromisso socioambiental na 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente de Búzios (RJ)

Participação do MPF destaca a importância do diálogo com comunidades tradicionais e o enfrentamento de desafios ambientais na região

O procurador da República Leandro Mitidieri, representando o MPF, fala ao microfone, ladeado por 9 mulheres, representantes de comunidades tradicionais, todos sentados à mesa do evento da 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente de Armação dos Búzios (RJ)


O procurador da República Leandro Mitidieri participa da 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente de Armação dos Búzios (RJ)

Nos dias 21 e 22 de janeiro, a cidade de Armação dos Búzios sediou a 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente, com o tema central “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento foi realizado na Escola Municipal Nicomedes, em Manguinhos, e contou com uma programação diversa, incluindo a mesa de representantes dos setores tradicionais de Búzios e a participação do procurador da República Leandro Mitidieri, que representou o Ministério Público Federal (MPF).

O procurador da República Leandro Mitidieri, representando o MPF,ladeado por 13 pessoas, sendo 11 mulheres, um homem e um garoto, representantes de comunidades tradicionais, estão em pé, de frente para a câmera, atrás da mesa do evento da 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente de Armação dos Búzios (RJ)A conferência teve como objetivo mobilizar a comunidade local e antecipar debates que serão realizados em âmbito estadual e nacional, contribuindo para a formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Durante os dois dias, os participantes discutiram propostas essenciais para a agenda climática, reforçando a importância da integração entre saberes tradicionais e soluções inovadoras no enfrentamento das mudanças climáticas. “Foi muito importante mais essa mobilização da sociedade civil de Búzios em prol do meio ambiente, o que será sempre prestigiado pelo MPF, principalmente, nesses tempos de negacionismo e ameaças ambientais”, afirmou Leandro Mitidieri.

A conferência foi dividida em cinco eixos sobre questões ambientais relevantes para o futuro do Brasil e do mundo, com debates e elaboração de propostas conduzidos por grupos de trabalho. Entre os eixos temáticos estão “Mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa”, “Adaptação e preparação para desastres – prevenção de riscos e redução de perdas e danos”, “Justiça Climática – superação das desigualdades”, entre outros.

A participação do MPF neste evento reafirma o compromisso da instituição com a defesa socioambiental. Entre as iniciativas já realizadas, destacam-se o acordo para a regularização fundiária do Quilombo da Rasa e o pacto que assegurou acesso à água e energia para a comunidade quilombola de Baía Formosa. Além disso, o MPF atuou para que a Justiça Federal determinasse ao município de Búzios o cumprimento de regras mínimas de preservação para todas as praias.

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570 
 

 

Fonte MPF